Imprimir

 

 

Carioca de nascimento, metroviário aposentado pela CBTU Recife, escritor premiado pela Academia Pernambucana de Letras e fomentador cultural, agraciado com o título de cidadão pernambucano pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eduardo Côrtes fala sobre o Concurso Fotográfico em comemoração aos 30 anos de operação comercial do Metrô do Recife.

 

1- Eduardo, como surgiu a ideia desse concurso fotográfico?

 

Surgiu em função das comemorações dos 30 anos de operação do Metrô. A primeira viagem ocorreu em março de 1985, com a presença do presidente Figueiredo. Ninguém melhor que os metroviários, da ativa e aposentados, de todos aqueles que fazem parte do Metrô do Recife, para representá-lo em imagens.

 

2- O que os participantes devem saber sobre o concurso?

 

As inscrições estão abertas entre os dias 15 de maio e 10 de junho. A comissão julgadora será formada por Marcelo Guimarães, um fotógrafo uruguaio radicado no Brasil, que atuará com presidente; um representante do Metrô do Recife e um representante da Editora Fliporto, patrocinadora do concurso.

 

3- Conte um pouco da sua experiência no Metrô.

 

Eu cheguei em Recife em 1983 com uma equipe do metrô de São Paulo. Chegamos para assessorar a implantação do metrô aqui na cidade. Aos poucos, toda a equipe voltou para São Paulo e eu fiquei aqui. Trabalhei na operação e no planejamento, e me aposentei no ano de 2004. Nesse ano, lancei o livro “Da Great Western ao Metrô do Recife” que fala da história da ferrovia desde o relato da presença dos ingleses até a abordagem da expansão do metrô do Recife.

 

4- Sobre seus trabalhos na cena cultural da cidade, o que temos de novidade?

 

Este ano, lançamos um livro dos 10 anos de edição do Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto. Sou idealizador e criador desse projeto, onde trabalhei por muitos anos como produtor executivo, ao lado de figuras como Antônio Campos, curador. Também organizo a Festa Literário do Ipojuca, a Flipo; e os festivais de jazz: Garanhuns Jazz, Rio Mar Jazz e o Jazz Porto.

 

 

FONTE: IMPRENSA CBTU RECIFE

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!