trem-anima

 

 
261217e
Nesta quarta, 20, na Estação Recife, teve início a campanha “Metrô Sem Lixo”. Composta por diversas ações, a iniciativa tem por objetivo conscientizar os usuários para sanar o problema do lixo jogado nas estações e via. Oficinas de reciclagem, lixeiras coloridas para coleta seletiva, atividades de conscientização ambiental e máquinas inovadoras que recolhem garrafas pets e latas de alumínio e retribuem quem depositou com dinheiro, fazem parte da campanha. A Estação Recife foi escolhida como piloto da iniciativa, que deverá ser ampliada para todo o sistema.
 
“Essa é uma ação que foi feita de forma multidisciplinar, envolvendo várias áreas da Companhia. O objetivo é termos uma ação permanente, que contará com a colaboração do usuário para resolver esse problema”, afirma o Superintendente da CBTU Recife, Leonardo Villar. “Nós planejamos muito as ações, para que não sejam ações pontuais, mas sim ações duradouras, que pudessem, principalmente, tirar esse lixo da via. Os resíduos incomodam visualmente, trazem animais pra via, prejudicam o funcionamento do sistema. Essa ação é pensada não só ambientalmente, o ganho ambiental é muito importante, mas o ganho social e para a imagem do Metrô são muito visíveis e fortes”, comenta Juliano Montaño, engenheiro ambiental da CBTU.
261217f
 
Na estação, foram instaladas duas máquinas de reciclagem que dão dinheiro a usuário como recompensa – duas na Estação Recife e duas em Joana Bezerra. Chamada “Recicletool”, a tecnologia, desenvolvida pelos pernambucanos Thiago Dantas e Severino Barros, é de fácil utilização. As latas de alumínio e garrafas pets valem 5 e 2 centavos cada uma respectivamente. Ao completar o valor de sete reais, o usuário pode pedir para que o dinheiro seja transferido para uma conta corrente. Além disso, os passageiros irão se deparar com 15 trios de coletores coloridos, feitos de tonéis de óleo utilizados nas oficinas, para que possa ser feita a coleta seletiva. Os resíduos coletados serão destinados a reciclagem.
261217d
 
De forma lúdica, a chamada “Ecoblitz” interagiu com os passageiros dando prêmios aos que responderam corretamente perguntas sobre reciclagem. A equipe da Ecoblitz foi formada por voluntários estudantes de gestão ambiental do IFPE e pelo empregado da CBTU, Clênio Tomás de Aquino. “Nós estamos fazendo essa atividade para que o usuário tenha consciência de onde ele deve destinar o lixo. A palavra do momento é sustentabilidade. O crescimento e o desenvolvimento ninguém segura mais, mas é importante que ocorram de forma sustentável”, explica Clênio. Os usuários puderam, também, participar de oficina de reciclagem ministrada pela artista Ziza Pantoja.
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!