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Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, a Estação Recife do Metrô recebeu hoje,15.03, ação de cidadania organizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. O evento, que ocorreu das 7h às 13h, contou com a participação de diversas entidades, entre elas a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PE, o Ministério Público de Pernambuco, o Procon Recife, a Associação Nacional de Defesa do Consumidor – Ascon, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor – Decon da Polícia Civil de Pernambuco, a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, o Instituto Tavares Buril – ITB e o Pró-endividados do TJPE.

 “Esse evento faz parte de uma série de ações que ocorreram durante a semana e foram promovidas pela Rede do Consumidor”, explica o presidente da comissão de defesa do consumidor da OAB, Joaquim Guerra. “Esta ação de cidadania já entrou para o calendário da OAB. Há anos ela acontece aqui no Metrô do Recife que sempre nos recebe e abre suas portas para nosso evento”, finaliza.

A presença do Procon Recife chamou bastante atenção dos usuários. Segundo a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, “a intenção maior é conscientizar os consumidores com folders e informações. Também abrimos mais de 30 reclamações aqui na estação”. O usuário do metrô, Clodomiro Tavares, foi atendido pelo Procon e saiu satisfeito. “Minha reclamação sobre cobrança indevida do cartão de crédito está bem encaminhada”.

Conheça a história do Dia Internacional do Consumidor:

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direitos à segurança, à informação, à escolha e direito de ser ouvido. A data é considerada um marco na defesa dos direitos dos consumidores.