trem-anima

 

 

240120aCom o objetivo de aprimorar todo o aprendizado teórico e trocar experiências, 30 alunos do Instituto Federal Sertão de Pernambuco, Campus de Petrolina, realizaram a primeira visita de 2020 à CBTU, na manhã desta sexta-feira, 24. Os alunos, que estão no terceiro ano do curso de eletrotécnica, se dividiram em dois grupos e puderam conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) e o Centro de Controle e Monitoramento (CCM), onde tiraram dúvidas sobre o tráfego dos trens e sistema de segurança da Companhia, acompanhados do assistente de tráfego João José; do gerente operacional de segurança empresarial, Augusto Lima; e de seus professores.

Para a estudante Marielle Barros, a visita contribui muito para o curso, pois, segundo ela, os estudantes não têm muito contato com a parte técnica durante as aulas: “Aqui nós estamos vendo de perto a parte prática, além de poder ver a parte de programação, que iremos estudar no próximo ano”, comentou.

“Aqui no CCO foi apresentado a parte operacional das estações, bem como funciona a circulação de trens. Acredito que essa parte também é interessante e agrega ao curso que eles fazem, pois esse é o resultado do trabalho da manutenção, área que eles estão estudando para trabalharem no futuro”, afirma João José.

Já no CCM, os alunos puderam conhecer o sistema de câmeras e toda a tecnologia que trabalha em conjunto com os empregados da Companhia. “Nós apresentamos o reconhecimento facial, tecnologia que estamos utilizando para cadastrar as pessoas que já cometeram algum delito nas estações e vagões, para acompanharmos em tempo real suas entradas no sistema da CBTU”, explicou Augusto Lima.

Para o professor de Filosofia, André Ricardo, visitas como essa são fundamentais: “na região do Vale do São Francisco, nós não temos nenhum tipo de sistema ferroviário e a complexidade aqui da CBTU ajuda a incrementar os estudos deles e apresentar outra realidade”.

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!