trem-anima

 

 

170321a

Um convênio de cooperação técnica para recuperar e operar um trecho ferroviário, para implantação de um trem turístico na Serra das Russas. Essa foi a pauta de uma visita realizada pelo diretor-presidente da CBTU, José Marques de Lima, e engenheiros da Companhia, à cidade de Gravatá nesta terça, 16. No local, os metroviários foram recebidos pelo prefeito da cidade, Padre Joselito Gomes; pelo vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita; e pelo deputado estadual Waldemar Borges.

 “Para a CBTU, este convênio é a realização de um sonho dos ferroviários de colocar este trecho em operação, e demonstra nosso potencial de viabilizar transportes sobre trilhos. Mas a importância maior é para o gravataense, que vai ter um trem turístico, sonho de longa data de todos aqui de Gravatá”, afirmou o diretor-presidente da CBTU, José Marques. Opinião que é compartilhada pelo deputado estadual Waldemar Borges: “Gravatá possui um percurso com linhas férreas já existentes que é um dos mais belos do país. É um sonho antigo e, para tirá-lo do papel e torná-lo realidade, é preciso muita articulação e muita união, e é isso que estamos construindo aqui em Gravatá hoje”.

 170321bA CBTU disponibilizará quatro carros para a iniciativa. Dois carros serão utilizados para o trem turístico, que também poderá circular durante a semana para transportar estudantes das comunidades ao longo da via férrea, e no dia da feira de Gravatá. Os outros dois carros serão utilizados para uso social e educativo, como um vagão biblioteca, por exemplo. Durante o evento, a ONG Amigos do Trem ofereceu passeio de trole ao grupo, o que possibilitou um reconhecimento mais profundo de parte do trecho.

O prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, destacou que o trem turístico possibilitará um aumento da geração de renda e de oportunidades de trabalho, contribuindo com a economia e fortalecendo o turismo local. “Para Gravatá, esse encontro hoje é uma vitória, de podermos futuramente cuidar desse trecho, que é um trecho histórico, uma estrutura que está aí abandonada há muitos anos e agora estamos querendo retomar”, comentou.

 O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, apresentou e entregou o projeto do passeio turístico ferroviário. “É um passeio de trem extremamente importante, um equipamento turístico que nós vamos oferecer à cidade de Gravatá e ao estado de Pernambuco, ao nordeste, ao Brasil”, afirmou o secretário. Ele pontuou ainda que ao longo da rede ferroviária existem duas comunidades, e que irão trabalhar, junto com a execução do projeto, a questão social; trazendo moradia, inclusão social e oportunidades para os locais.

 Estiveram presentes na ação o prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes; o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita; o secretário executivo de turismo de Gravatá, Ricardo Machado; o secretário de administração de Gravatá, Gilberto Lima; o comandante da polícia militar de Gravatá, major Kléber Freitas; o chefe de gabinete de Gravatá Lucas Noia; e representantes da ONG Amigos do Trem. Do Metrô, além do diretor-presidente José Marques, também participaram do evento Fábio Dantas, gerente regional de manutenção; Carlos Eduardo Buarque, gerente operacional de transporte; Alexandre Meira, coordenador de aprovisionamento da manutenção.

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!