trem-anima

 

 

090921a

 

Na CBTU Recife, a Gerência Operacional de Material Rodante GOMAR – adotou um programa de treinamento que tem como objetivo capacitar os empregados da CBTU e estabelecer um padrão de “ataque” das falhas. O conteúdo do curso foi explana as medidas que precisam ser tomadas diante de tais falhas.

O curso foi consequência de uma análise estabelecida pelo gerente da GOMAR, Rafael Teixeira, onde foi identificado que o sistema com mais falhas estava relacionado ao motor de tração e dentre as possíveis causas estavam as falhas de flash. “O flash é uma explosão. É uma corrente de curto circuito, na parte de tração do trem”, explica o técnico de apoio da GOMAR e também líder do núcleo de treinamentos, Flávio Spindola.

Durante a análise também foram detectados alguns fatores que impactavam e traziam interferência ao sistema causando, portanto, o problema. Entre esses fatores estava a ausência de treinamentos na área da manutenção da empresa. “Não havia um procedimento padronizado e eficiente para realizar intervenções corretas nos motores e no sistema de tração do trem”, relata o técnico de apoio. Em razão disso criou-se um treinamento específico para a atuação em falhas de flashs e, em cima dele, um procedimento de ação.

A primeira turma teve início em julho de 2020. Hoje, conta-se com um total de seis turmas e toda a equipe foi treinada. “Apesar de continuarmos com o problema da falta de materiais e orçamento, percebeu-se muito claramente um declínio acentuado, em torno de 50%, nas falhas de flash”, informa Flávio.

O programa de treinamento foi essencial para a GOMAR, porque parte do problema estava diretamente relacionado à mão de obra, pois pela falta de treinamentos não ocorria a disseminação do conhecimento. “Com o programa houve a padronização das atuações e o conhecimento foi homogeneizado. E com o conhecimento, os empregados passaram a melhorar o seu desempenho na atuação de falha”, completa o líder do núcleo de treinamentos. “É uma ação alimentar e simples, mas para a manutenção foi essencial. O GOMAR realmente está de parabéns por tomar essa iniciativa”, enfatiza Flávio.

090921b

 

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!