Malha Viária:
O Sistema de Trens Urbanos do Recife é operado em 3 linhas férreas, sendo 2 eletrificadas e 1 operada por composições diesel com extensão total de 71 km abrangendo 4 municípios, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, com 37 estações, transportando cerca de 400 mil passageiros/dia. A Linha Centro, eletrificada, abrangendo 3 municípios, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, com 19 estações em operação, nos trechos Recife/Jaboatão e o ramal Coqueiral/Camaragibe; a Linha Sul também eletrificada, abrangendo 2 municípios, Recife e Jaboatão dos Guararapes, com 10 estações em operação, no trecho Recife/Cajueiro Seco e a Linha Diesel (VLT) abrangendo 3 municípios, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, com 8 estações em operação.
Mapa do Sistema:
Características operacionais: |
Linha |
Diesel Extensão da Via (km) |
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. Bitola larga - 1,60 m |
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. Eletrificada |
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. Bitola métrica - 1,00 m |
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. Não eletrificada |
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Nº de Estações |
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Nº de Oficinas |
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TUE Existentes (*) |
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Locomotivas Existentes (*) | - 4 |
Carros Existentes (*) |
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VLT (*) | 5 5 |
Intervalo Mínimo Programado (min) | 4,7 17 60 - |
Intervalo Máximo Programado (min) | 12 17 65 - |
Tempo de Percurso Programado (min) |
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Efetivo de Pessoal |
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Municípios Atendidos |
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Posição em 30 dez 2016.
(*) Os valores apresentados para o material rodante no quadro acima é do total existente nos sistemas, não necessariamente todos em operação devido à necessidade de manutenções periódicas e/ou avarias.
(**) As estações Recife e Joana Bezerra e os Municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes foram considerados somente uma vez, já que são comuns a mais de uma linha.
Atualmente, o CBTU/STU REC é uma empresa operadora de transporte urbano sobre trilhos inserida no Sistema de Transportes Públicos de Passageiros – STPP, da Região Metropolitana do Recife - RMR.
A decisão de implantar o metrô do Recife foi tomada pelo Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, que criou, em setembro de 1982, o consórcio METROREC, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A - RFFSA e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU (hoje extinta). Esse consórcio deu início a construção do metrô, em janeiro de 1983.
Em fevereiro de 1984, foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, com o intuito de gerenciar o transporte público de passageiros sobre trilhos, que antes era de responsabilidade da RFFSA, ficando essa última, apenas com a gestão do transporte de cargas. A CBTU, empresa do Governo Federal, está vinculada atualmente ao Ministério das Cidades e Mobilidade.
Em janeiro de 1985, a CBTU absorveu a Superintendência de Trens Urbanos do Recife – STU/REC e em janeiro de 1988, através dessa Superintendência de Trens Urbanos, passou a gerenciar, também, o trem de subúrbio do Recife, conhecido como Linha Sul, hoje em funcionamento.
Em dezembro de 2002, foi inaugurado o primeiro trecho da expansão, a ampliação da Linha Centro, ligando a Estação Rodoviária à Estação Camaragibe, no município de mesmo nome.