trem-anima

 

 

Após o sucesso da realização da viagem teste com passageiros, a CBTU em João Pessoa confirma para a segunda feira, 2 de fevereiro, o início da operação experimental do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As viagens do VLT serão realizadas de segunda a sexta feira, isto é, aos sábado só haverá circulação do trem antigo.

De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo, como é grande a expectativa dos paraibanos em torno do funcionamento do VLT e como ele comporta menos passageiros do que os atuais trens, a estratégia é que o trem atenda aos usuários nos horários que não são de pico. “Nesse primeiro momento a gente vai apresentando o VLT aos poucos à população. Quando a segunda composição, que está em fase final de testes de fábrica, for entregue à operação, aí sim, poderemos ampliar o número de viagens dos novos comboios”, diz.

Embora seja rápido, o VLT irá trafegar com a mesma velocidade dos atuais trens e irá cumprir a grade horária atual. Só depois da chegada das outras composições e a total adequação do sistema, com a construção de dois pontos de cruzamentos ferroviários, é que a CBTU irá elaborar uma nova tabela de horários. Os estudos da grade horária de funcionamento do VLT já foram iniciados pelo pessoal da área de Movimento de Trens.


VLT – O Veículo Leve sobre Trilhos é um trem moderno, rápido, seguro e confortável. Fabricado pela empresa cearense Bom Sinal, instalada na cidade de Barbalha, o modelo adquirido pela CBTU é o Mobile 3, dotado de duas cabinas computadorizadas – uma em cada extremidade dos carros motores e um carro reboque ao meio. Ele é um veículo ferroviário leve de passageiros para transito urbano e suburbano, com motorização diesel, tração diesel-hidráulica, bidirecional, que trafega em bitola métrica – distância de um metro entre os trilhos -, ar condicionado, acessibilidade para deficientes físicos, passagem entre os carros, sistema de comunicação interna digital e sonora e capacidade para transportar até 600 passageiros por viagem. O VLT de João Pessoa mede 55,8 metros com altura de 3,7 metros e 2,8m de largura.

 

 

FONTE: IMPRENSA CBTU-JOÃO PESSOA

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!