trem-anima

 

 

Os passageiros dos trens urbanos de João Pessoa podem, a partir de hoje até o dia 19, conhecer ou se aprofundar um pouco mais na poesia do paraibano Sérgio Castro Pinto. Ele abre a temporada 2015 do Projeto Parede Poética - Estação Poesia, uma parceria entre a o SESC Paraíba e a CBTU João Pessoa, que objetiva difundir a cultura paraibana no sistema de trens da Região Metropolitana.

 

Vinte painéis com poesias de temas diversos estão expostos na plataforma da Estação Ferroviária de João Pessoa, na Praça Napoleão Laureano, no Varadouro e podem ser visto no horário entre as 4h25 até as 19. As poesias ambíguas do autor remetem o leitor a uma leitura ativa e efetiva, o que o incentiva a refletir sobre as mensagens dos versos.

 

Para a estudante universitária Analice Ferreira, o projeto é de grande importância porque traz a cultura para perto do povo, que por vários motivos não tem tempo, nem acesso às obras literárias, principalmente paraibanas. “É louvável essa parceria de vocês com o SESC para difundir a cultura paraibana. Acredito que se vocês expandissem para outros segmentos culturais seria de grande contribuição social e cultural”, afirma.

 

Em entrevista a imprensa paraibana, o poeta Sérgio Castro Pinto disse que acha o Projeto muito importante. “Ele aproxima a poesia do povo e forma leitores de poesias, o que é difícil de encontrar hoje em dia”, assegura.


Esta é a nona edição do projeto na CBTU João Pessoa. Além da Estação Ferroviária, o SESC leva a Parede Poética para vários outros locais de cultura e arte no Estado. Cada banner possui 1,20m por 1,80m e conta com uma apresentação visual que atrai os passageiros, que tem mais uma opção de cultura enquanto aguarda o trem.

 

Sérgio Castro Pinto – É advogado, poeta, jornalista e professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Natural de João Pessoa, na Paraíba, acumula vários trabalhos poéticos, destacando a participação no coletivo “Os cem melhores poetas brasileiros do século” e “Sincretismo: a poesia da geração 60”. Ele também participou de antologias poéticas publicadas em Portugal e Espanha. Nos Estados Unidos teve trechos do poema “Camões/Lampião” traduzidos por Fred Ellison, professor emérito da Universidade do Texas, e incluídos na coletânea “Camões Feast”.


FONTE: IMPRENSA CBTU-JOÃO PESSOA

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!