trem-anima

 

 

 

 

A CBTU João Pessoa iniciou, na semana passada, o curso de formação de manobradores dos 8 novos Assistentes Operacionais (ASO). O treinamento visa qualificar a mão de obra para atuação no serviço de atrelar e desatrelar, sinalizar e fazer a acoplagem do equipamento. O curso terá uma carga horária de 68 horas teóricas e 112 horas práticas.

 

Essa fase inicial consiste no estudo de cinco módulos, que são: comunicação operacional; via permanente; pátio e zonas de manobras; manobras e sinalização; e por fim, material rodante. De acordo com o instrutor, Odilon Tenório de Brito Neto, eles precisam de todo esse treinamento para, assim, dar início à escala de serviço. “Mesmo com todo aprendizado necessário a CBTU só os liberará para o serviço a princípio supervisionado”, assegurou.

 

O manobrador, Pedro Alves, está achando bastante proveitoso o treinamento. “Estamos vendo a teoria e como aplicar na prática. O instrutor mostra a realidade do serviço. Além disso, temos a oportunidade de interagir com o condutor, pois seremos os olhos dele”, afirmou.

 

Segundo outro iniciante na manobra, Jeferson Bernardo, ele está adorando esse primeiro módulo de comunicação operacional, pois aprendem a mexer nos rádios e demais equipamentos de comunicação. E todos os novos empregados de manobra se mostraram empolgados com a empresa e com a referida função.

 

FONTE: IMPRENSA CBTU-JOÃO PESSOA

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!