trem-anima

 

 

190515bPassageiros dos trens urbanos ingressaram na manhã desta terça feira, 19, numa viagem que pode salvar vidas. Foi mais uma edição do Projeto Creas nos Trilhos, que tem por finalidade conscientizar e chamar a população para denunciar abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes. Integrantes dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) dos municípios de João Pessoa e Cabedelo distribuíram panfletos e realizaram explanações da necessidade de combater esse abuso contra os jovens no Estado e no país.

 

Na Paraíba, no ano de 2013, houve 130 casos de abusos, já em 2014 foram registrados 108 casos. De acordo com a Coordenadora do Centro da Mulher 8 de março, Irene Marinheiro, a realização, em locais com grande fluxo, da campanha de conscientização sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes tem surtido efeito e os números de ocorrências na Paraíba vêm caindo.

 

“Essa pequena redução foi graças às campanhas de conscientização, que devem ser ainda mais intensificadas para por fim a essas violências contra as crianças e os adolescentes”, diz. “Neste ano de 2015 já temos registrados 7 casos de abusos e 24 casos de estupros e a colaboração da sociedade é fundamental para combater esses casos”, acrescenta.

 

A campanha está acontecendo em todo o Brasil, visto que o dia 18 de Maio é considerado o Dia Nacional de Enfretamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No sentido de lutar e combater esses abusos que são mais corriqueiros em ambiente familiar, Irene Marinheiro, enumerou como detectar que uma criança está sendo abusada. “Elas mudam o comportamento, ficam mais isoladas, se assustam com facilidade e se tornam crianças amedrontadas”, afirma.

 

O Centro da Mulher 8 de março, encabeça o projeto “Não finja que não viu, proteja nossas crianças”, faz o acolhimento e encaminhamento aos órgãos responsáveis, para que as crianças e adolescentes tenham o tratamento adequado. E quem deseja fazer uma denúncia pode ligar para o Disque Denúncia Nacional 100, para o Disque Denúncia Estadual 123 ou para o Conselho Tutelar.

 

190515d 190515c
BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!