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070715jNúmero de solicitações aumenta substancialmente a cada ano


Em maio de 2012, entrou em vigor a Lei nº 12.527, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), que garante a transparência dos atos da administração pública. Desde então, a CBTU tem investido nesse trabalho e conta com a colaboração e comprometimento de todos os empregados. A gestora Graciana Vilela Freire, responsável por realizar a gestão e processamento dos pedidos de informação do Sistema de Informação ao Cidadão (e-SIC), não mede esforços para atender às solicitações.


"Fazemos a interface entre a CBTU e as demandas que chegam pelo SIC. Controlamos a entrada de perguntas, analisamos cada caso e encaminhamos à gerência ou STU competente para elaboração da resposta. Em seguida, recebemos e tratamos as respostas antes de enviá-las para os cidadãos. Temos um prazo determinado a cumprir, a resposta precisa ser clara e não se nega uma informação classificada como pública. Por isso, contamos com o apoio de todos”, explica Graciana. “Tivemos um grande aumento no número de solicitações. No primeiro ano do programa, que começou praticamente na metade do ano, recebemos 32 perguntas, já em 2014 foram 175”, completa.


Grande parte das demandas refere-se a “recursos humanos e organizacionais”. Neste ano e no ano passado, muitas perguntas eram sobre temas relacionados ao concurso público realizado pela CBTU em 2014. Pesquisadores e jornalistas também utilizam o serviço com questões, por exemplo, sobre indicadores de desempenho e investimentos; há perguntas, também, sobre contratos, projetos e obras da Companhia.


Para enviar um pedido de acesso à informação, o cidadão pode se cadastrar no e-Sic, fazer a solicitação direto no sistema, enviar um e-mail ou ir pessoalmente ao órgão.

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