trem-anima

 

 

080715bCom a palestra “CBTU: Passado, Presente, Futuro e Tecnologia Metroferroviária”, profissionais da Companhia levaram no dia 03 de julho, em Brasília, para a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana –SEMOB, do Ministério das Cidades, uma exposição para a Direção e seusnovos funcionários, de como a CBTU está organizada, todos os sistemas da Companhia, seus indicadores gerais, o histórico dos investimentos e a execução orçamentária ao longo dos últimos anos etodas as suas dificuldades. Os técnicos da SEMOB também tiveram uma visão do setor metroferroviário, empresas operadoras, indústria de material rodante eas associações que atuam no país.

 

Na apresentação - cerca de três horas -, os assessores da Presidência Bernardo Medeiros e Flávio Mota; o Gerente Geral de Planejamento e Orçamento, Carlos Camacho, e Sérgio Lopes, Gerente Técnico de Material Rodante e Oficinas, passaram para o Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes; o diretor de Cidadania e Inclusão Social, Marco Motta, e para dezenas de empregados da SEMOB,uma análise geral sobre a Companhia, para que pudessem entender como funciona toda a estrutura corporativa da empresa, inclusive sobre seu material rodante, ou seja: Locomotiva, Trem-unidade elétrico – TUE e Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

 

Parceria com a SEMOB

 

A receptividade da direção e do pessoal da SEMOB foi grande e o interesse em interagir com a CBTU foi manifestado várias vezes durante e no final da palestra. Já na abertura o Secretário Dario Lopes manifestou e registrou o momento: “pessoal, hoje estamos iniciando o casamento entre a SEMOB e a CBTU, a partir de agora vamos interagir mais! A CBTU tem muito a contribuir com o seu conhecimento metroferroviário para os projetos do Ministério.”

 

Para Bernardo Medeiros, passar sobre toda a engrenagem, de como funciona a empresa, para os técnicos da SEMOB foi importante para solidificar essa parceria. “Além de passarmos sobre o passado da empresa, os dias atuais, e o futuro,poisabordamos desde a proposta de atuarmos no fomento e desenvolvimento metroferroviário até ao Planejamento Estratégico que está sendo desenvolvido por grande parte dos profissionais da CBTU”, esclarece. Camacho disse que os técnicos da SEMOB ficaram especialmente atentos sobre o que foi transmitido pelo gerente, Sérgio Lopes, sobre tecnologia metroferroviária, conceitos básicos e a estrutura do material rodante existente na Companhia. “Toda essa parte conceitual de ferrovia foi passada a esses novos componentes da SEMOB. Apresentamos não só a CBTU, mas também a parte técnica, como por exemplo a concepção de um trem. Acredito que esse contato direto com a direção e esses novos empregados da Secretaria foi muito positiva”, afirma Camacho, que ainda disse: “O pessoal da SEMOB têm os projetos, nós temos o conhecimento”.

 

Sérgio Lopes esclarece - “apresentei os conceitos, os componentes de cada carro, principais veículos ferroviários, sobre sistemas de captação de energia, bitolas dos trens utilizadas no país, as mais comuns, enfim, tudo que se refere a material rodante, principalmente os que são utilizados na CBTU. Passei a informação de uma forma bem simples, para que todos pudessem diferenciar tecnicamente um VLT de um TUE, saber sobre a concepção de uma locomotiva e a formatação de uma composição. Desta forma acredito que passei um certo conforto a todos que acompanhavam a apresentação, porque tiveram embasamento para discutir sobre a questão”. Sérgio ainda disse que o que mais chamou atenção foi a apresentação de um filme produzido pelos profissionais da gerência de Material Rodante, recém-contratadosno concurso público, onde retrata de forma bem real, o percurso de um VLT nas cidades e a mudança positiva no trato do trem da população e dos usuários.

 

Para Flávio Mota, essa aproximação da CBTU com a SEMOB foi extremamente positiva. “O próprio Dario Lopes acredita que a partir desse momento a CBTU e a SEMOB solidificaram a união, uma vez que a Companhia ficará ligada diretamente à SEMOB e não à Secretaria Executiva”, afirma o assessor.

 

Ao final da apresentação, os técnicos da SEMOB tiraram dúvidas sobre material rodante e deram sugestões de como poderiam participar da elaboração de projetos; e de como a CBTU elabora Termos de Referência; sobre Termos de Cooperação; repasse de recursos, dentre outras questões.

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!