trem-anima

 

 

 

 

Mais de 500 kits de segurança foram distribuídos com os condutores de veículos que passaram pela Blitz CBTU, instalada no semáforo em frente a Estação Ferroviária de João Pessoa, no primeiro dia da campanha educativa “Cruzamento com via férrea: você pode parar, o trem nem sempre!”. A ação tem por objetivo reduzir a zero o número de colisões e atropelamentos no sistema de trens urbanos de João Pessoa. Mesmo de baixo de chuva, a adesão dos condutores a campanha foi acima da expectativa.

Neste ano, a CBTU João Pessoa registrou uma queda de 28% no número de acidentes em relação ao mesmo período de 2014, quando ocorreram 11 acidentes, entre atropelamentos e colisões e neste ano, apenas oito. De acordo com Paula Campos, da Gerência Operacional, as principais causas de acidentes são desatenção ao volante, uso de telefone celular, imprudência e desrespeito a sinalização.

Nesta primeira fase, a CBTU pretende atingir diretamente os motoristas e transeuntes das passagens de nível e para isso está distribuindo o kit educativo, composto por adesivos, panfleto informativo e sacola de lixo nos cruzamentos de maior fluxo de veículos. A segunda fase será realizada durante a Semana Nacional de Trânsito, no mês de setembro, e no final do ano.

“Nós queremos que os motoristas fiquem mais atentos e respeitem a sinalização existente em todos os cruzamentos rodoferroviários. Só em atender ao PARE, OLHE E ESCUTE, o número de colisões pode ser zerado”, afirma o superintendente da CBTU João Pessoa, Wladme Macedo. O superintendente lembra que o trem não sai da linha para atingir ninguém, por isso é importante que os condutores de veículos e pedestres se conscientizem que a segurança ferroviária depende, principalmente, deles.

A CBTU João Pessoa mantém equipes especializadas que monitoram a via férrea e fazem a reposição da placa Cruz de Santo André e demais sinalização nos 30 km de linha, nos quatro municípios que atende. “Nós temos sinalização em todos os cruzamentos rodo-ferroviários. Nas passagens de maior fluxo, a CBTU reforça com sinalização sonora, luminosa e humana com a única finalidade de evitar acidentes, mas mesmo assim, eles ainda acontecem”, acrescenta Macedo.

Nesta semana, a programação das atividades nos cruzamentos é a seguinte:

 

Dia 23/07 – Quinta feira – às 08h30 – Passagem de Nível Cimepar (Ilha do Bispo) – Às 10h


– Bayeux - Rua Pedro Ulisses. Às 14h – Rua Engenheiro de Carvalho.


Dia 24/07 – Sexta feira – às 09h – Santa Rita – Praça de Várzea Nova. Às 14h – Escola Normal de Santa Rita.

 


FONTE: IMPRENSA CBTU JOÃO PESSOA

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!