trem-anima

 

 

290715bEmpregados entregam doações recebidas na Campanha do Agasalho
Uma atitude que renova a alma. Foi esse o sentimento dos empregados que participaram da entrega dos agasalhos para a Ação Cristã Vicente Moretti, instituição filantrópica fundada em 1961 com o objetivo de cuidar de crianças carentes com deficiência. As doações foram recolhidas na Campanha do Agasalho que aconteceu durante o mês de julho na companhia.


O lugar escolhido é tão especial quanto as pessoas que lá são assistidas. São internos de todas as idades com problemas de Encefalopatia Crônica da Infância (paralisia cerebral), muitos com histórias de perdas familiares e abandono. Atualmente 52 pacientes vivem no local e outros 180 participam das oficinas artesanais. Apesar das dificuldades financeiras, a instituição, que vive basicamente de doações, além de uma ajuda de custo do SUS, apresenta boas condições de conservação, com salas bem cuidadas e equipamentos para lazer e tratamento.


Ao chegar no local, a equipe se deparou com uma grata surpresa. O músico e voluntário Beto Bahia, que já tocou por famosos trios elétricos no carnaval de Salvador, fazia uma animada apresentação para os pacientes, com direito a dança e batuque. Beto disse que a relação dele com a Vicente Moretti vem de mais de 20 anos. Desde jovem, ele já fazia voluntariado no abrigo e neste ano, reencontrou o local e resolveu alegrar os que lá vivem.


“Na verdade, sou eu é que necessito disso aqui. O que a gente ganha com a música, com a energia, não tem como descrever o quanto é bonito. Quando vejo esse tipo de reação deles, cantando, rindo, batendo palma, isso é emocionante, não tem preço”, contou Beto, que se apresenta todas as quartas na instituição.


Um dos aspectos mais marcantes da instituição é o zelo com que os pacientes são cuidados. Prova disso é a enfermeira Eliane Narciso, há 10 anos na instituição, que afirma morrer de saudades das “crianças dela” quando está em casa. “A minha força de viver é por estar aqui. Passo três dias em casa e já fico contando os dias para voltar. É um carinho que foge do aspecto enfermeira-paciente, é como se fosse por um filho. É impossível não se envolver”, explica Eliane.


A diretora da Vicenti Moretti, Sandra de Oliveira de Souza, há 47 anos na instituição, também tem uma relação maternal com os internos e não os considera como pacientes. “Quando a pessoa chega aqui, eu costumo dizer para ela esquecer a rua, pois agora ela está em casa. A gente tenta fazer o melhor possível para dar qualidade de vida para eles. Recebemos isso muito carinho, vai ajudar muito. Gestos como esses contribuem para que nosso trabalho continue crescendo cada vez mais. Muito obrigada, CBTU!“, diz Sandra.


Caso queira realizar doações ou visitas, a Ação Cristã Vicente Moretti fica na Rua Maravilha, número 308, em Bangu. O telefone para contato é 2401-9533 ou 3309-3967, ou visite o site www.acvmrj.org.br para mais informações.

 

290715c

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!