trem-anima

 

 

220915bSensibilizar a população para a doação de órgãos e aumentar o número de transplantes no Estado. É como essa finalidade que a Central de Transplante da Paraíba, lança no próximo dia 25, a 15ª Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos. Com o tema “Passe a vida adiante, doe órgãos”, o evento será aberto com o ‘Trem da Vida’, que acontece das 7h30 às 11h, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em João Pessoa, onde serão realizadas as ações da Central, além da sensibilização sobre a importância do ato de doar órgãos. Às 14h, no antigo IPEP, haverá palestras sobre doação.


De acordo com a coordenadora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro, no primeiro semestre de 2015 foram realizados 62 transplantes de córnea e 25 de rim. “A realização dos transplantes acontece de acordo com a quantidade de doações e tendo sido detectada queda neste número, por isso intensificamos o trabalho de busca para que este quadro seja revertido. Com a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos esperamos sensibilizar a população e, consequentemente, aumentar o número de transplantes”, explicou.


O processo de doação e a realização do transplante envolve a atuação de uma equipe formada por vários profissionais e não tem custo para o doador. “Psicólogo, assistente social, enfermeiro, médico transplantador e apoio administrativo são elementos importantes nesse quadro, além da família do doador, sem a qual a doação efetiva não ocorre. É a figura fundamental para viabilizar todo esse trabalho em equipe”, destacou. Para ser doador, basta manifestar o desejo à família. Cabe a ela a decisão sobre a doação. A Central de Transplante disponibiliza o telefone: (083) 3244-6192 para outras informações.


No sábado (26), familiares de doadores e receptores de órgãos e tecidos, além de profissionais envolvidos no processo de doação e transplante participarão de um culto ecumênico, às 15h, no auditório da PBTur. O encerramento da campanha será no domingo (27), com a Caminhada pela Vida, saindo do Busto de Tamandaré, às 7h30, com percurso até o Hotel Tambaú.

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!