trem-anima

 

 

Vestir rosa às segunda feiras. Essa foi a forma que os empregados da CBTU João Pessoa encontraram para lembrar a todas as mulheres da necessidade de fazer o exame da mama para prevenir o câncer. Durante o Outubro Rosa, homens e mulheres, sempre no primeiro dia da semana, trajarão a cor rosa e sempre às 11h30, irão circular pela plataforma da Estação João Pessoa conduzindo bexigas no mesmo tom. Até o final do mês outras ações serão desenvolvidas na Estação.


De acordo com a direção do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer da Paraíba (CEDC), o mais importante no Outubro Rosa é a união de forças da sociedade para despertar sobre a necessidade do exame clínico e, se for o caso, ir ao mastologista que pedirá ultrassonografia, mamografia, punção aspirativa ou biópsia mamária, a depender da situação.


Somente neste ano foram registrados na Paraíba 143 óbitos. Em 2014, foram 241 e em 2013, foram 212 óbitos. Em João Pessoa, estima-se 260 casos novos e com um risco estimado de 66,48 a cada 100 mil mulheres. Os principais fatores para desenvolver o câncer de mama são o envelhecimento, a vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, sedentarismo, idade, entre outros motivos.


A detecção precoce é reduzir a mortalidade por câncer de mama, por meio do exame clínico anual, a partir dos 40 anos e da mamografia, no máximo, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos. Uma das ações da Atenção Básica dos municípios é destinada ao cadastro e identificação das mulheres, a partir dos 40 anos, para desenvolver ações de promoção, prevenção, rastreamento/detecção precoce e cuidados. O Centro dispõe de profissionais qualificados para os procedimentos de diagnósticos. Aliado a isso, conta com laboratórios de citologia e patologia que auxiliam no diagnóstico. O CEDC está localizado na Avenida Duarte da Silveira, nº 590, centro, em João Pessoa.

 

 


FONTE: IMPRENSA CBTU-JOÃO PESSOA

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!