trem-anima

 

 

O Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a CBTU João Pessoa realizam nesta quarta feira, 20, a partir das 8h, no auditório e na plataforma da Estação João Pessoa ações de conscientização e panfletagem com os passageiros dos trens urbanos. A atividade integra a Semana de Combate à Tuberculose 2019. Na Paraíba, em 2019, foram notificados 177 novos casos e 10 óbitos. Em 2018, foram 1.302 casos novos e 73 óbitos.

A Semana de Combate à Tuberculose 2019 foi iniciada com um seminário sobre a doença, em Campina Grande, no auditório da UEPB, das 8h às 15h30, em Campina Grande, nesta terça feira, 19, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Comitê Estadual de Controle da Tuberculose e o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em alusão ao Dia Mundial de Combate à doença - 24 de março. A programação se estenderá até ao dia 22 de março.

De acordo com chefe do Núcleo, Anna Stella Pachá, a tuberculose é um grave problema de saúde pública no país e no mundo, relacionada às condições de vida e acomete, principalmente, as populações mais vulneráveis - moradores de rua, portadores de HIV/Aids, pessoas privadas de liberdade e a população indígena. “A tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública, apesar de tratamento gratuito e disponível em toda rede pública, daí a necessidade de se realizar estas ações”, disse.

A DOENÇA - A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

É transmitida a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias.

SINTOMAS - Tosse seca ou com secreção por mais de três semanas; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado e rouquidão. O tratamento é de graça e disponível em toda rede pública.

21022017b

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!