trem-anima

 

 

            A CBTU João Pessoa promove na sexta feira, 25, às 09h, no Auditório da Estação Central, a palestra “Vivência sobre prevenção e cuidado”, que será ministrada pela psicóloga clínica, Karoline Eulálio. A finalidade do evento é alertar as mulheres e aos homens da necessidade de se prevenir contra do Câncer da Mama, dentro das atividades do Outubro Rosa. O exame da mama pode ser agendado em qualquer uma das Unidades de Saúde da família (USF) e depois marcado nos centros especializados na Capital.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES) revelam que até o mês de setembro deste ano, já foram registrados 210 óbitos por câncer de mama e 85 óbitos por câncer de colo do útero. Em 2018, foram catalogados 260 óbitos por câncer de mama e 147 óbitos por câncer de colo do útero. Já em 2017, 217 pessoas morreram por câncer de mama e 148 por câncer de colo do útero.

Estima-se que no biênio 2018/2019, a Paraíba, terá cerca de 880 novos casos de câncer de mama e, desses, 240 ocorrerão na capital. No que se refere ao câncer de colo do útero estima-se 370 novos casos para o Estado e 80 novos casos para a capital.

De acordo com a Secretaria de Saúde de João Pessoa, o fluxo para a realização do exame foi simplificado para facilitar o acesso das mulheres aos serviços. A usuária deve se dirigir primeiramente à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência. No local, ela passará por avaliação do médico ou enfermeiro que, ao verificar a necessidade do exame, fará a requisição da mamografia.

Em posse do encaminhamento, as mulheres residentes na capital podem optar entre fazer a marcação por meio da USF ou dirigir-se diretamente a um dos três serviços conveniados. No caso das moradoras de outros municípios, pactuados com a Capital, os exames devem ser agendados por meio das secretarias de Saúde de onde residem.

Outubro Rosa para Instagram

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!