trem-anima

 

 

050620a

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Seu principal objetivo é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Uma das iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente é a reciclagem. E na CBTU Recife, o assistente de manutenção Luiz Braz da Silva Neto mostra como materiais que iriam para o lixo podem ter utilidade, precisando apenas de uma dose de criatividade.

“Eu venho há um bom tempo armazenando material eletrônico de equipamentos em descarte, ou seja, que estão quebrados e sem a possibilidade nenhuma  do uso para o qual foi fabricado, com o objetivo de criar trabalhos artesanais e a partir dessa ideia surgiu a maquete e o quadro que representa de formas diferentes, o trem elétrico”, explica ele, que trabalha na Coordenação Operacional – Plan. e Engenharia Manutenção (COPEM) e contou com doação de resíduos eletrônicos da CBTU Recife para fazer uma maquete e um quadro.

050620b

Para representar o trem elétrico, no quadro que mede 90x58cm, foram usados teclas; placas e peças retiradas das CPU’s e dos teclados. Já na maquete que tem tamanho de 90x70cm, foram usadas placas; pedaços de madeiras; cabos; HD; cabos de teclado e mouse. “O quadro eu levei mais ou menos um mês para começar e concluir. Já a maquete comecei no final de fevereiro e conclui esta semana. Pretendo doar tanto a maquete quanto o quadro para a Companhia”, afirma ele.

“Eu achei ótima a ideia. Em termos ambientais é legal porque aumenta a vida útil do resíduo. Ou seja, ao invés de simplesmente mandarmos para um aterro, o resíduo continua útil. Além disso, esse tipo de maquete incentiva outras pessoas a fazerem arte e reutilizar os materiais”, comenta o engenheiro ambiental da Coordenação de Segurança do Trabalho (COSET), Juliano Montano.

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!