trem-anima

 

 

O superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge, recebeu, junto à gerente de Operações, Morgana Moraes, nesta terça-feira, 22, representantes do trade turístico de Alagoas para discutir parcerias que viabilizem o projeto do Trem Turístico com a Maria Fumaça, locomotiva a vapor de 92 anos, que deverá voltar a circular nos trilhos ferroviários da região metropolitana de Maceió até o final deste ano. A Maria Fumaça de Alagoas é a única no Nordeste. Outras semelhantes estão atuando em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

 

O encontro teve a participação da diretora executiva do Maceió Convention Bureau, Danielle Novis, do presidente André Santos, e da diretora Teresa Bandeira, ambos da ABIH - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seccional Alagoas, da gerente da Unidade de Gastronomia do Senac, Cristiana Purcell, da assessora técnica da Fecomércio - Federação do Comércio do Estado de Alagoas, Claudia Pessoa, da secretária adjunta de Estratégia e Projetos Prioritários da Prefeitura de Maceió, Gardênia Nascimento.  

 

220621b

No sentido horário: Carlos Jorge, Morgana Moraes, Teresa Bandeira, Gardêrnia Nascimento, André Santos, Ana Cristina Sampaio, Cristiana Purcell, Danielle Novis e Cláudia Pessoa  

 

O projeto do Trem Turístico visa valorizar o patrimônio histórico, cultural e gastronômico de Alagoas, as potencialidades naturais e ambientais da região de Fernão Velho, Rio Largo e Satuba, além de dar visibilidade às ferrovias enquanto opção viável de transporte, por meio de passeios turísticos com a Maria Fumaça, de origem alemã, adquirida pela CBTU Maceió e transformada em jardineira, com espaço para transportar 52 pessoas sentadas, em bancos originais de ferro e madeira maciça.

 

Movida à madeira, a Maria Fumaça fará um percurso de 18 quilômetros aproximados, saindo da estação ferroviária em Fernão Velho até a Usina Utinga Leão, onde funciona o IPMA - Instituto de Preservação da Mata Atlântica, local que deverá ser ponto de visitação. A programação e o modelo de negócios para viabilizar o Maria Fumaça enquanto trem turístico estão sendo discutidos com entidades de turismo, prefeituras da região e demais instituições que tenham interesse.  

 

220621a

Apresentação do Projeto da Maria Fumaça de Alagoas

 

O presidente da ABIH, André Santos, parabenizou a CBTU pela proposta e demonstrou todo o interesse em contribuir com o projeto, assim como os demais representantes presentes à reunião. “Nossa entidade reconhece a importância para o Turismo de Alagoas uma ação como essa que oferecerá uma nova oportunidade de programação, rica em cultura, que possa ser agregada ao calendário turístico do nosso Estado, diversificando as opções além do tradicional passeio pelas belas praias”, enfatizou. 

 

 

Parceiros 

 

Dentre as propostas, Santos sugeriu envolver as associações que representam o rico folclore de Alagoas, entidades ligadas às agências de viagens e pacotes turísticos bem como empresas que respondem pelas cervejas artesanais e as cachaças produzidas no Estado, produtos de qualidade reconhecidos nacionalmente que têm aberto novos mercados e valorizado novas áreas.   

 

220621c

Especialistas do turismo dão sugestões para que o projeto da Maria Fumaça seja incluído no calendário de programação do setor

 

Para o superintendente Carlos Jorge, foi muito importante e produtivo o encontro com o trade turístico. “Os especialistas no Turismo sabem exatamente as potencialidades e desafios do setor, todos deram contribuições valiosas para o nosso projeto”, já adiantando que os próximos passos serão de visitas técnicas em locais que contam com passeios semelhantes ao da Maria Fumaça de Alagoas, e reunião com representantes do IPMA e da Usina Utinga Leão. 

 

 

Maceió, 22 de junho de 2021.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação 

 

COMAK - CBTU

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!