trem-anima

 

 

Nossa Estação Central recebeu, nesta semana, a visita da Escola Municipal Silvestre Péricles, que trouxe cerca de 20 crianças com deficiência, de diferentes faixas etárias, acompanhados de pais e professores, para um passeio de trem. A ação faz parte do Projeto Natal Inclusivo,  criado pelas professoras na intenção de incluir estes jovens na sociedade e sair da rotina da sala de aula.

 

161221f

As professoras e organizadoras do Projeto Natal Inclusivo

 

“A gente tem esse objetivo de no mês de dezembro terminar o ano letivo com uma atividade fora da escola. Chama-se aula de campo. Este é o 2° Natal Inclusivo”, explica a organizadora do projeto, professora Eliane.

 

161221b

As crianças mostraram muita empolgação durante todo o passeio

 

Com o teor lúdico do VLT, os alunos puderam passear do Centro ao Jaraguá com ida e volta. Seus olhos brilhavam pela descoberta de um novo veículo e suas funcionalidades. A maioria deles estava ali pela primeira vez, mas já conheceram o maquinista e a cabine dele.

 

161221d

Kauany nunca havia passeado de VLT (Foto: Nathan Araujo - ASCOM / SEMED)

 

Kauany Oliveira (9), uma das crianças participantes do Natal Inclusivo, nunca havia andado de VLT e relata “eu só via o trem lá no Centro passando”. Ao ser perguntada sobre a experiência, ela responde “muito legal, muito legal, muito legal”.

 

161221c

A turma ainda aproveitou para visitar a exposição do Mestre Jasson

 

Na volta do passeio, a turma aproveitou para fazer um lanche e em seguida, todos foram apreciar a Exposição O Sol Nasce Para Todos do Mestre Jasson e ficaram maravilhados com as obras.

 

161221a

O Vagão Resplendor cativou as crianças pelo colorido

 

O pessoal ainda embarcou no Vagão do Esplendor de Mestre Jasson em parceria com a artista Ser’Tão e puderam observar cada detalhe das cores vibrantes em união com as esculturas. Assim que saiu do vagão Kauany ainda comentou “muito encantado lá dentro”.

 

Um passeio que parecia ser apenas uma viagem, tornou-se um dia de muita diversão e aprendizados para todos.

 

Mobilidade

 

161221e

O encantamento com o passeio de trem contagiou a todos 

 

A CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos mantém um canal aberto para receber projetos de escolas que buscam a Companhia para diversificar suas atividades extra-curriculares. “Entendemos que as estações de trem e os VLTs encantam os estudantes porque contam uma parte da nossa história. O modal desse tipo de transporte  foi fundamental no passado e continua sendo o caminho para a mobilidade urbana sustentável”, disse o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge. 

 

Maceió, 16 de dezembro de 2021.

 

Letícia Karine 

Estagiária de Jornalismo

Supervisão: Cristina Sampaio - MTB: 22870 (SP)

 

COMAK - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!