trem-anima

 

 


070422e

Joel mostra o trem, criação inspirada no ambiente de trabalho na CBTU

 

Entrar na casa do manobrador, Joel Ramos, de 46 anos, é uma verdadeira viagem pela imaginação, um caminho feito de ferro transformado em arte. Depois de conhecê-lo, a gente entende a frase que está estampada no perfil do Instagram @ferroa3: “A sensibilidade dos brutos”. O artesão é o exemplo de que trabalhar numa função que exige força física não o impede de ter a sensibilidade de enxergar arte onde a maioria vê lixo e entulho. 


070422f

Relógios criados a partir de coroas e engrenagens de bicicletas e motocicletas

 

Há 17 anos na CBTU, Joel mora numa residência recheada de peças de arte, todas produzidas a partir de pedaços de ferro de diversas origens. São motocicletas, trens, relógios, suportes de planta, de redes, jogo de xadrez, carro de fórmula um, estátuas de santos, árvore de natal, centro de mesa, cadeiras além de ferramentas desenvolvidas por ele para uso na confecção de suas obras.


070422g

O Opressor - nome da obra criada com peças descartadas em sua maioria de motocicletas

 

Joel conta que quando era criança desmontava os brinquedos, e remontava-os  novamente fazendo um outro objeto, mesmo apanhando da mãe que não entendia que ali começava a exercitar um dom que aflorou somente há quatro anos, o de transformar o ferro jogado no lixo, em peças delicadas e bonitas, aos 42 anos se descobriu “um curioso”, uma forma humilde de não assumir o seu talento de artesão do ferro. 


070422h

O suporte de ferro para rede criado pelo artesão: lugar preferido para seu descanso

 

O manobrador Joel, nosso artista artesão, é o primeiro entrevistado para o Talentos, projeto de comunicação interna, criado pela ASCOM da STU Maceió, o qual pretende descobrir habilidades dos funcionários além do ambiente de trabalho.

 

Maceió, 08 de abril de 2022.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação - Mtb 22.870 SP

 

COMAK - CBTU Maceió

 

logo Talentos

 

 

 

 

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!