trem-anima

 

 

A campanha educativa, realizada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió, continua na tarde desta segunda-feira (30) na PN (passagem de nível) da Av. Comendador Leão, educando motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas sobre a necessidade de manter atenção máxima nos cruzamentos onde há a passagem do VLT. 

 

Com o trânsito de Maceió bem mais intenso, devido a volta às aulas, a campanha vai até terça-feira (31) e alerta para a necessidade de “Parar, Olhar e Escutar” ao atravessar uma passagem de nível.

 

WhatsApp Image 2023 01 30 at 11.20.52

Campanha Educativa alerta para "olhar, parar e escutar" antes de atravessar uma passagem de nível

 

 

Conhecida como PN, a Passagem de Nível é o cruzamento entre a linha férrea e um caminho qualquer, seja uma rua, avenida, ou uma estrada. Ela faz parte dos pontos que geram maiores riscos de acidentes envolvendo trens, justamente pelo fluxo de automóveis e pessoas que precisam atravessá-la diariamente.

 

A campanha está focada em locais chaves da linha férrea e já esteve nas PNs da Estação Central, Cambona e Sesc-Poço, onde houve panfletagem que informa a população de forma direta e concisa sobre o que é uma passagem de nível. Além disso, contém a exibição da Cruz de Santo André, que é a responsável por sinalizar a presença de uma PN e a chegada do VLT.

 

WhatsApp Image 2023 01 30 at 11.20.52 4

Panfletagem da Campanha Educativa

 

 

Dados da Gerência de Operações da CBTU, chamam atenção para o crescente número de acidentes contabilizados em 2022, em comparação com 2021. No ano passado foram registradas seis colisões em passagem de nível, enquanto no retrasado, foram dois acidentes com automóveis dentre 11 no total.

 

WhatsApp Image 2023 01 30 at 11.20.52 2

Exibição da Cruz de Santo André

 

 

Infração gravíssima

 

Desrespeitar a sinalização em passagem de nível consiste em infração gravíssima, valor de R$ 293,00, de multa, e sete pontos na carteira de habilitação. Se o motorista realizar uma ultrapassagem em interseções e passagens de nível (Art. 202), do Código Brasileiro de Trânsito, terá que pagar uma multa cinco vezes maior, ou seja, R$ 1.467,35. As PNs mantém sinalização específica como a Cruz de Santo André - placa de trânsito que adverte ao condutor do veículo da existência, no local, de cruzamento com linha férrea em nível. 

 

 

Ainda segundo o Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 212, é considerado infração gravíssima a conduta de deixar de imobilizar (parar por completo) o veículo antes de transpor linha férrea, ao se deparar com a passagem de nível. Os trens e VLTs, que se deslocam sobre trilhos,  terão preferência de passagem sobre os demais.

 

 

 

 

Maceió, 30 de janeiro de 2023.

 

 

Letícia Karine

Estagiária de Jornalismo 

Com supervisão de Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessora de Comunicação

 

 

Comak - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!