trem-anima

 

 

Estudantes de Psicologia do Cesmac desenvolveram projeto para contribuir com a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho e promoção do cuidado na CBTU Maceió. A iniciativa, denominada Transportando Cuidado, veio ao encontro a uma demanda da área de Recursos Humanos da Companhia de Trens Urbanos que detectou um aumento do desgaste físico e mental de seus funcionários pós pandemia da Covid 19 e do desastre ambiental em Maceió de responsabilidade da mineradora Braskem, o qual culminou com o afundamento do solo de alguns bairros afetando diretamente a moradia de dezenas de colaboradores além da interrupção de parte da linha férrea, com consequências graves para usuários de trens e a operação do VLT. Roda de Conversa sobre o Reconheicmento das Emoções

Roda de Conversa sobre o Reconheicmento das Emoções

 

O projeto é do grupo de cinco alunos do sétimo período de Psicologia, na disciplina Estágio Básico 4, coordenada pela professora Sabine Heuman do Amaral, que tem entre eles o estagiário da CBTU Thiago Vinicius Pontes Paes. Ele explica que o primeiro passo foi entender a necessidade interna da CBTU. O segundo, foi elaborar o projeto, com a supervisão da professora Sabine. O terceiro passo é a aplicação da metodologia que incluiu momentos de escuta e dinâmicas presenciais com os empregados, inclusive os que trabalham nas estações mais distantes do Centro, que vão ocorrer durante o mês de maio.

 

Equipe de estudantes de Psicologia responsável pelo projeto. Estagiário Thiago, de camisa verde

Equipe de estudantes de Psicologia responsável pelo projeto. Estagiário Thiago, de camisa verde

 

Rodas de Conversa

A partir desta quarta-feira, 17 de maio, a partir das 14h30, começa a Roda de Conversa na sala de treinamento da Estação Central, com o tema Reconhecimento das Emoções, aberta para todos os funcionários que queiram participar.

Já no dia 24 de maio, às 9h30, também na sala de treinamento, será a vez de conversar e interagir sobre Empatia no Ambiente de Trabalho. E no dia 31 de maio, às 14h30, no mesmo local, encerrando a fase de aplicação da dinâmica, será o tema Comunicação Assertiva e Tolerância ao Estresse.

Para fechar o projeto, a equipe de estudantes de Psicologia vai elaborar um relatório com diagnóstico qualitativo e quantitativo do que será colhido entre os funcionários e apresentará à coordenação de Recursos Humanos e à Superintendência de Trens Urbanos, com sugestões de ações para dar continuidade à melhoria da qualidade no ambiente de trabalho.

O coordenador de RH, Sidinei Martins participando do evento

O coordenador de RH, Sidinei Martins participando do evento

 

Para o coordenador de RH da CBTU, Sidinei Martins, essa parceria com o Cesmac vai trazer bons resultados para a Companhia “pois o diagnóstico que será elaborado é um documento assertivo que servirá para apontar onde a empresa deve atuar internamente visando diminuir a quantidade de atestados médicos e contribuindo para melhoria da saúde física e mental dos funcionários”, concluiu.

 

Maceió, 17 de maio de 2023.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessora de Comunicação

Comak - CBTU Maceió

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!