trem-anima

 

1971A CBTU-BH recebeu cerca de 30 estudantes do curso de pós-graduação em Engenharia Ferroviária da Universidade Estácio de Sá, que participaram de uma visita técnica ao Pátio São Gabriel. A programação aconteceu na sexta (23/11), das 19h às 21h, e teve como objetivo proporcionar aos alunos o primeiro contato com a prática para o enriquecimento do aprendizado na sala de aula.

Durante a atividade extraclasse, o grupo pôde conhecer os equipamentos utilizados pela manutenção da CBTU e as diversas atividades realizadas pelos técnicos da Companhia. Para Anderson Nunes, gerente de planejamento e controle operacional da CBTU Belo Horizonte, a visita dos alunos é uma oportunidade de aprender na prática aquilo que é ensinado em sala de aula. “Ter essa visão da parte operacional agrega muito para o lado profissional dos alunos. E, para nós da CBTU, é muito interessante por que uma boa parte dos alunos já são funcionários de ferrovia e trazem informações novas. É uma troca de saberes e experiência importante pra gente”.

O professor e coordenador do curso de Engenharia Ferroviária, José Roberto Pataro agradeceu equipe da CBTU, em especial aos técnicos da Companhia Maurício de Oliveira, Aguinaldo Sales, Amadeu Terra e a Wanderson Horta. “Agradeço por todo o apoio para realização da visita técnica e pela apresentação aprimorada realizada na oficina de Manutenção do São Gabriel da CBTU, onde demonstraram com muita presteza e qualidade os sistemas envolvidos, esclarecendo dúvidas, agregando inúmeros conhecimentos e contribuindo pelo sucesso na formação dos discentes.

O programa de visitas às oficinas da CBTU: é um passo a mais na formação profissional dos alunos e a proposta da companhia é garantir o alinhamento do conhecimento teórico ao indispensável conhecimento prático, às exigências do currículo acadêmico e aos desafios do mercado de trabalho.