trem-anima

 

2069A CBTU-BH é parceira do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Contagem na Campanha de intensificação da vacinação da Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), para crianças a partir de um ano e adultos. A ação acontece na Estação Eldorado, de hoje (10/6) até a próxima quarta (19/6), das 9h às 11h e de 14h às 16h.

Em 2018, o Brasil enfrentou a reintrodução do vírus do sarampo, com ocorrência de surtos em 11 estados. Em fevereiro de 2019, o Ministério da Saúde confirmou três casos de sarampo em tripulantes de um navio de cruzeiro na costa brasileira. Até março, foram confirmados 20 casos de sarampo no Brasil. Em Minas Gerais, já foram confirmados três casos, sendo um em Contagem, o que deixa o município em alerta.

A situação epidemiológica pode ser agravada com o início da Copa América, competição de futebol com seleções sul-americanas. Belo Horizonte será sede de cinco jogos. Segundo o comitê organizador, a estimativa é que torcedores de 99 países venham ao Brasil para assistir à competição. E alguns deles vivenciam frequentes surtos de sarampo.

Para atingir o maior número de pessoas, a Saúde de Contagem também adotará uma estratégia arrojada. Além do metrô e das 50 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacina será oferecida também nos três shoppings do município, Itaú, Big e Contagem.

Segundo a assessora técnica da Imunização, Fernanda Elisa, o sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa e para conter qualquer possibilidade de surto “foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde inicialmente 80 mil doses, que estão sendo distribuídas em todas as salas de vacina do município e nos quatros pontos volantes de vacinação (shoppings e metrô)”, contou Fernanda Elisa.

Fernanda Elisa reforça ainda que a vacina não imuniza somente contra o sarampo. Além disso, é de suma importância observar o cartão de vacina e, em caso de dúvida, deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próxima para orientar-se e/ou vacinar-se.