trem-anima

 

210819a

Durante todo o dia de hoje, 21, das 8h às 16h30, a Estação Recife do Metrô recebeu o “Projeto Maria da Penha Itinerante” do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) com o objetivo de levar o dialogo sobre a violência contra mulheres para os espaços públicos. Foram montando stands informativos da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJPE, da Secretaria da Mulher do Recife e do Ministério Público. Também estavam presentes a Defensoria Pública de Pernambuco e equipes psicossociais das Varas da Violência Contra a Mulher. 

De acordo com a Coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Pernambuco, Daysi Andrade, o projeto foi levado à Estação Recife “por entendermos que muitas pessoas não têm acesso à informação e aqui há um volume muito intenso de pessoas, que de fato carecem de informações”, explicou. Este é o primeiro ano do projeto, que “já aconteceu em março, também na Estação Recife e pretendemos repeti-lo em novembro”, finalizou. 

Mulheres Artesãs Tecendo a Cidadania

210819b

A Secretaria da Mulher da Prefeitura do Recife também levou para o evento uma Feira de Artesanato que contou com a participação das Mulheres Artesãs Tecendo a Cidadania. Quem circulou pela estação pode conferir os objetos artesanais e alimentos produzidos pelas mulheres, além de um painel interativo  intitulado “Donzelômetro”, que mede o nível de machismo dos homens. O objetivo deste painel é fazer com que os homens revejam seus conceitos sobre as situações em que as mulheres estão inseridas. 

Para a vendedora de bolachas doces e salgadas, Luzia Duarte, levar seus materiais para serem expostos na Estação Recife “foi uma oportunidade de crescimento, pois a estação é um local de grande movimento e isso faz com que não só os meus produtos, mas os das minhas colegas, sejam conhecidos por um número grande de pessoas”, explicou. 

210819c