trem-anima

 

2126A Estação Central da CBTU-BH recebe, no próximo sábado (14), de 9h às 14h, o Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar - FASEH 4 Life. A mobilização promovida por alunos e professores da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH) busca conscientizar a população sobre como agir em ocorrências de mal súbito e em situações emergenciais, divulgando técnicas de reanimação cardiopulmonar para a população geral e estimulando que cada vez mais pessoas tenham acesso a este conhecimento.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, 84% dos casos de parada cardiorrespiratória em adultos ocorrem em domicílios e locais públicos e decorrem de doenças cardiovasculares, como o infarto e, portanto, poderiam ser revertidos se manobras simples de primeiros socorros fossem iniciadas precocemente. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital e a proposta do evento é mudar esse quadro. “A reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances de sobrevivência da vítima”, alega o professor e coordenador do “Projeto Mãos que Salvam”, Daniel Fernandes. 

Mãos que Salvam: desde março de 2018, a FASEH iniciou o Projeto de Extensão “Mãos que Salvam” com o objetivo de disseminar o conhecimento e desenvolver competências entre as pessoas leigas acerca das manobras de ressuscitação cardiopulmonar. A ação programada para o metrô vai contar com profissionais capacitados em atendimentos de urgência e emergência, que realizarão atividades para disseminar o conhecimento aos usuários através da instrução prática e da distribuição dirigida de cartilhas.