trem-anima

 

2129A CBTU-BH recebe, na próxima na quarta-feira (18), cerca de 30 alunos do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), quando os estudantes vão aproveitar para conhecer instalações e estruturas fundamentais para o dia a dia da CBTU-BH, como o Centro de Controle Operacional (CCO) e as oficinas do Pátio São Gabriel (PSG). 

O professor de Introdução à Engenharia, Fernando Paulo Caneschi, vai acompanhar a turma durante a visita e ressalta a importância da iniciativa, considerando a aproximação entre as empresas do setor, as práticas de mercado e o valor do conhecimento experiencial no contexto da vida acadêmica. “Sempre que realizamos visitas dessa natureza é possível ver como o aluno volta mais empolgado para a sala de aula e como o estudante consegue perceber a atuação das empresas no mercado. Esse tipo de parceria é fundamental no dia-a-dia das escolas, posto que o aluno consegue ver de perto a operação dos sistemas e setores da CBTU, além de poder ter acesso às práticas operacionais e à atuação das empresas do setor. 

O programa de visitas à CBTU é um passo a mais na formação profissional dos alunos e a proposta é garantir o alinhamento do conhecimento teórico ao indispensável conhecimento prático, às exigências do currículo acadêmico aos desafios do mercado de trabalho.