trem-anima

 

2164Começa hoje a programação do Novembro Azul na CBTU-BH, com palestra no Pátio Eldorado, a partir das 22h. O SINDIMETRO-MG e o GREDEM são parceiros na agenda, que conta com a participação da enfermeira, Elisa Resende, na abertura e no comando dos debates sobre cuidados fundamentais na prevenção do câncer de próstata e dicas sobre fatores de risco.

Atividades de promoção do bem-estar também estarão em pauta durante a programação. O Grêmio disponibilizará cortes de cabelo gratuitos e uma decoração especial que marca a comemoração da data. Para estimular a adesão à mobilização, a CBTU convoca os empregados a darem um belo exemplo de cidadania e usarem azul nesta sexta (8/11). A ideia é registrar o momento com fotos inspiradoras e mensagens que podem salvar vidas! 

Faça parte da campanha de conscientização e estímulo ao diagnóstico precoce, ajudando a reduzir o preconceito e os índices de mortalidade pela doença em todo o País. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, mas a boa notícia é que a detecção precoce aumenta as chances de cura em até 90%. 

O exame médico de prevenção deve ser feito, anualmente, por todos os homens com idade a partir de 50 anos (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família). Os principais fatores de risco são: histórico familiar; idade acima de 65 anos, hábitos alimentares inadequados (excesso de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos), além de sedentarismo e obesidade.