trem-anima

 

2189Começou nesta segunda (16) e segue até a próxima sexta (20) a campanha “Gentileza Urbana é presentear as pessoas com o seu cuidado” – ação da CBTU Belo Horizonte, que busca sensibilizar os usuários para a importância de preservar o patrimônio público. A ideia é difundir regras de boa convivência e atitudes mais cidadãs que podem facilitar o dia-a-dia da população que utiliza o metrô, entre as quais: preservar bem as estações, jogar o lixo na lixeira, coibir a colagem indevida de cartazes e a propagação de pichações, respeitar a prioridade das pessoas com mobilidade reduzida, tratar a todos com educação e gentileza, entre outras pequenas atitudes que podem fazer a diferença diária do transporte público.  

Mais de 59 milhões de usuários circulam pelo Metrô de BH anualmente e cerca de 86 mil viagens são realizadas, anualmente, em todo o sistema. A proposta da nova campanha é tornar essas experiências de viagem cada vez mais agradáveis e prazerosas, sejam esses deslocamentos a trabalho, estudo ou lazer. Sabemos que mais de 4 milhões de usuários se movimentem, mensalmente, no vai e vem do metrô, mas se cada um colaborar dá pra deixar tudo brilhando.

Respeito e cuidado mudam tudo: A CBTU Belo Horizonte recolhe diariamente cerca de 1,5 tonelada de lixo ao longo de toda a via do metrô. A limpeza dos 50 quilômetros de canaletas, que recebem a água de chuva, também é feita rotineiramente. Ao todo, cerca de 160 pessoas trabalham diariamente na limpeza das 19 estações.  

A Companhia também gastou em média R$ 53 mil com a limpeza de pichação em trens e estações, nos últimos três anos. Boa parte dos valores foram destinados à recomposição de janelas, bancos, troca de extintores, conserto de bilheterias e estruturas físicas depredadas. Entre janeiro e novembro de 2019, a CBTU-BH registrou pelo menos 12 ocorrências de dano ao patrimônio público. E, vale lembrar que o alto custo do vandalismo não pode ser medido apenas em cifras, já que o valor monetário não reflete o prejuízo total causado aos passageiros. Para reverter esse descuido sem tamanho é fundamental combater hábitos perversos e contar com a ajuda de toda a população! 

Neste Natal e durante todo o novo ano presenteie as pessoas e a você próprio, com o que há de melhor em respeito e cuidado!