trem-anima

 

2243A CBTU Belo Horizonte, visando a mitigação dos riscos decorrentes da doença causada pelo Novo Coronavírus, estabeleceu uma série de ações preventivas para seus funcionários. Sabe-se que o mundo está enfrentando uma situação desafiadora, mas a Companhia acredita que juntos conseguiremos superá-la. 

Sendo assim, a Superintendência de Belo Horizonte, em consonância com as orientações dos órgãos públicos de saúde e dos governos locais, decidiu que as gerências e coordenadorias administrativas poderão adotar o regime de teletrabalho (home office), por tempo indeterminado. 

Além disso, todos os empregados que se enquadram no grupo de risco, de todas as áreas da empresa, inclusive manutenção e operação, como os maiores de 60 (sessenta) anos, gestantes, hipertensos, portadores de diabetes, asma, pneumonia, tuberculose, câncer, pacientes renais crônicos e transplantados, bem como os estagiários, à exceção da área médica, terão que, obrigatoriamente, adotar o regime de teletrabalho. Quanto aos menores aprendizes, eles serão dispensados de suas funções até que a situação se apresente sem riscos à saúde. 

É importante ressaltar que todos os empregados em teletrabalho deverão ficar, obrigatoriamente, em sua área residencial, à disposição da CBTU-BH, em seu respectivo horário de jornada, estando proibida, deste modo, a prática de atividades incompatíveis com as previstas no instrumento de contratação durante o home office. Para que os funcionários consigam acessar, de suas residências, a rede corporativa da CBTU, a gerência regional de Planejamento irá disponibilizar o acesso remoto aos servidores, conforme as necessidades de cada gerência. Não se trata, portanto, de folga, férias e/ou ponto facultativo.

O objetivo destas ações é, justamente, se precaver contra a Covid-19, reconhecendo que estamos diante de um momento de responsabilidade coletiva. Por isso, a circulação interna de pessoas no prédio Sede e CCO será restrita, substituindo a presença física, sempre que possível, pelo uso de telefone e/ou videochamada. Neste contexto, qualquer atividade que implique na reunião de pessoas está suspensa, por prazo indeterminado. 

 2243aCBTU - Belo Horizonte não está medindo esforços para o fornecimento de álcool em gel e luvas para seus funcionários que tem grande contato com o público externo. Além de estar programando a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe.

 A CBTU está dando preferência para  a circulação dos trens mais antigos, que permitem a ventilação natural e a abertura dos basculantes, em detrimento dos novos que possuem ar-condicionado e tem as janelas blindadas, diminuindo assim, a disseminação do vírus entre seus usuários e empregados. Além disso, a companhia está intensificando as ações dos serviços de limpeza e higienização de trens e de todo o sistema, dia e noite.

Ao agir desta forma, a CBTU-BH almeja reduzir a transmissão do Coronavírus e zelar pela saúde e integridade de seus milhares de colaboradores e usuários. Por fim, a CBTU reafirma que tão logo houver novas recomendações do Governo Federal e dos órgãos da saúde para o enfrentamento da Covid-19, ela não medirá esforços para atendê-las.