trem-anima

 

2311A CBTU Belo Horizonte qualificou a primeira turma do curso “Noções de Saúde e Segurança no Trabalho”, por meio da educação à distância. Promovido pela Coordenação de Desenvolvimento em Recursos Humanos, em convênio com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o evento inaugura uma nova fase na capacitação remota de equipes.

A adoção da plataforma Google Teams permitiu a abordagem de conteúdos como: cuidados com a saúde do trabalhador, acidentes relacionados ao trabalho e normas técnicas aplicáveis a equipamentos de segurança. A coordenadora de Desenvolvimento em Recursos Humanos, Paula Assis, destaca que, em tempos de pandemia, a CBTU-BH teve que se reinventar e muitos aprendizados vão perdurar após esse período. “Há muitos treinamentos que podemos realizar via EAD e é importante incluir essa modalidade na nossa cultura profissional e de aprendizagem. A educação à distância tem muito a acrescentar, levando conteúdos e professores preparados para esse tipo de ensino, além de gerar mais economia e evitar deslocamentos desnecessários”.

Quatro empregados participaram do curso, promovido em quatro horas/aula. Segundo o coordenador de Arrecadação, Leandro Cabral, a iniciativa merece todos os elogios. “A exposição virtual do conteúdo foi muito bem conduzida pelo instrutor Jefferson Lima e a apostila recebida possibilitará o aprofundamento de nossos estudos”, afirma.

A coordenadora de cursos do Sest/Senat, Mônica Siebler, acrescenta que a capacitação de profissionais do transporte é um dos papeis sociais desenvolvidos pela Instituição, juntamente com a promoção da saúde. “Os cursos à distância vêm permitindo que o trabalhador possa dar continuidade à sua formação, sem perder o foco e a qualidade do ensino”, pondera.