trem-anima

 

2314A CBTU Belo Horizonte recebeu uma equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de Contagem para a desinfecção da Estação Eldorado e de seus arredores, na manhã desta quinta-feira. Ao todo, 14 profissionais de áreas da Segurança Pública e da Saúde da prefeitura e do Estado, que vem atuando no controle da Covid-19, foram mobilizados para a tarefa. A ação tem como objetivo reduzir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus por meio da assepsia de áreas com grande movimentação de pessoas.

A desinfecção, feita com pulverizadores e produtos químicos específicos para a descontaminação de áreas públicas, abrangeu o terminal de integração, a Rua Jequitibás e toda a estação, passando pelas salas operacionais, bilheterias, bloqueios, escadas, elevadores e plataforma. O trabalho foi acompanhado pelo supervisor da GOEST, Pedro Henrique Fernandes, e pelo encarregado empresa de limpeza que atende a Companhia, Alexandre de Lima. 

De acordo com o gerente de Estações, Marcos Aurélio Paranhos, a inciativa busca trazer mais segurança aos empregados da CBTU e passageiros do metrô. “Essa parceria com a Prefeitura de Contagem é uma ação que vem somar com outras medidas que já estão em curso na Companhia em meio a essa crise sanitária global, como a compra de insumos para os colaboradores e a limpeza dos trens e dependências, sejam através de esforços internos ou frutos de uma cooperação com outros órgãos. Assim pretendemos reunir forças no combate a proliferação do vírus, uma questão que interessa a todos”, afirma. 

O trabalho, realizado entre 10h e 13h, período de vale em que as operações do metrô estão suspensas, ocorreu sem a concentração de pessoas no local, o que facilitou a condução das atividades e a aplicação dos produtos químicos de forma segura. Todos os profissionais envolvidos na tarefa estavam devidamente paramentados para assegurar a proteção individual. Para realizar as ações de desinfecção, a equipe responsável passou por treinamentos com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.