trem-anima

 

2329A Gerência Regional de Operação (GIOPE) da CBTU Belo Horizonte concluiu, nesta semana, a demarcação de piso nas salas de convivência e nas cabines dos maquinistas da Companhia. A nova sinalização visa ampliar as medidas de prevenção à Covid-19.

A demarcação prevê distância mínima recomendada entre as pessoas e serve para conscientizar os funcionários quanto à importância de evitar aglomeração. A assistente operacional de condução, Paula Torres, ressalta que a medida facilita ainda a orientação dos empregados. “Assim que alguém entra, ele consegue se localizar melhor e se posicionar em um ponto mais distante e seguro dos outros colegas que já estão na sala”, pontua. 

Além desta inciativa, a GIOPE estruturou, em formato de protocolo, as medidas de prevenção ao coronavírus determinadas pelos órgãos de saúde. Uma ação similar já havia sido feita pela CBTU Recife e foi adaptada para a realidade mineira. Através deste protocolo, afixado nas dependências, o funcionário tem acesso, de forma organizada, às principais ações individuais e coletivas que devem ser feitas diariamente para evitar a disseminação da doença. O gerente de Operação, Frank Coelho, afirma que a parceria e o compartilhamento de ideias com a Superintendência de Recife têm sido muito proveitosos neste momento de enfrentamento à pandemia. “A cooperação e o diálogo constante entre as unidades têm possibilitado o compartilhamento de ideias para a promoção de campanhas e medidas que visam a redução de riscos de transmissão do vírus no sistema sob trilhos”. 

A maquinista, Kenya Braga, ressalta que as medidas implementadas foram importantes para ajudar a garantir a segurança de todos e revelam o zelo da empresa com seus funcionários. “São ações aparentemente simples, mas muito válidas, pois nos ajudam a lembrar sobre os cuidados necessários para nos mantermos seguros”, pondera.