trem-anima

 

2333O Centro de Controle Operacional (CCO) da CBTU Belo Horizonte iniciou, na última semana, a instalação de novos consoles, que vão propiciar mais ergonomia e organizar o espaço da sala de comando. O projeto, que recebeu cerca de R$ 15 mil em recursos de custeio, integra uma série de reformas cujo objetivo é a otimização dos serviços prestados pela operadora na Capital. 

Além de melhorar a estética do ambiente, tornando-o mais “clean”, com cabos e fios camuflados, os novos consoles vão possibilitar um ambiente mais seguro para as rotinas de manutenção e garantir maior funcionalidade no acesso aos equipamentos. 

O gerente de Controle e Planejamento Operacional, Anderson Nunes, ressalta que a aquisição dos consoles era uma demanda antiga, que foi reforçada em razão da necessidade de instalação de novos rádios digitais e monitores. “Tivemos que reestruturar espaços e nos readequar à demanda de comunicação digital, o que foi determinante para toda esta obra. A GAP, empresa que vem fazendo a instalação dos novos rádios ficou responsável pela aquisição dos materiais necessários e pela confecção dos consoles”, explica.  

A montagem das estruturas e dos novos equipamentos deve ser concluída até setembro. Após a reforma, a sala de comando passa a contar com três novos consoles, sendo um comando central para a supervisão e dois consoles duplos, um para o controle de tráfego e outro para o controle de energia. Os modelos foram desenhados pela Coordenação Operacional de Planejamento e Engenharia de Manutenção (COPEM), de acordo com as necessidades do CCO. Todo o projeto conta com o envolvimento das equipes de sinalização e telecomunicações.