trem-anima

 

2355A CBTU Belo Horizonte recebeu profissionais da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de Contagem para ação de desinfecção realizada nesta terça (15), na Estação Eldorado. A sanitização visa auxiliar no enfrentamento ao coronavírus, ao passo que mitiga os riscos de transmissão no sistema, beneficiando diretamente cerca de 180 mil usuários que circulam mensalmente pela unidade.

A parceria da CBTU-BH e da Prefeitura de Contagem integra as ações da terceira etapa de higienização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade. Nas outras ocasiões, a Estação também esteve na lista dos locais desinfectados, dado o seu papel estratégico para o deslocamento dos contagenses.

Para a higienização do espaço foram utilizados produtos específicos para o combate de agentes patogênicos capazes de gerar doenças infecciosas, contagiosas e alérgicas. Durante a mobilização foram higienizados bancos, corrimões, elevadores, linhas de bloqueio, bilheterias, plataformas, escadas, salas operacionais, entre outras estruturas da edificação.

A atividade foi acompanhada pelo supervisor de estações, Hebert Gomes, que destacou o esforço da CBTU-BH em se manter vigilante no cuidado com a pandemia. “Esta ação é fundamental, especialmente, após a flexibilização do comércio e do retorno gradual das atividades econômicas. A CBTU está fazendo a parte dela, mas a população também precisa entender que a pandemia não acabou e os cuidados precisam ser redobrados. Não podemos nos descuidar!”, ressalta.

Em contagem, oito regionais seguem recebendo serviços de desinfecção. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou os serviços de sanitização de vias em abril de 2020 e mais de 35 áreas de grande circulação foram higienizadas em toda a cidade.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde da cidade é de que mesmo com a desinfecção, a população continue mantendo os hábitos de higienização, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar tapetes embebidos em hipoclorito e o uso regular de álcool em gel e máscara de proteção.