trem-anima

 

2356A luta contra o suicídio merece atenção e o Grêmio Recreativo e Cultural dos Empregados (GREDEM) e a Saúde Ocupacional da CBTU-BH têm atuado, em parceria, para ampliar o cuidado e a proteção de centenas de colaboradores da Companhia em Minas. A mais recente ação do Grêmio incluirá o acompanhamento psicológico a profissionais que necessitam de ajuda.  A atenção especial a pessoas que desejam ser atendidas nessa modalidade é limitada e segue critérios definidos pela instituição.

Outra ação motivacional é a tematização de espaços que destacam a importância da Campanha. Áreas como a Oficina de Manutenção, o restaurante do Pátio São Gabriel, a sala de espera da Saúde Ocupacional e a sala administrativa do GREDEM já receberam balões amarelos para lembrar a simbologia do tema e na próxima semana será realizada a distribuição de bombons amarelos com o poema de Bráulio Bessa, que transmite dicas de como ajudar quem esteja passando pela depressão: “Comece pelo começo: ser amigo, ser presente, escutar mais que falar, respeitar e não julgar a dor que o outro sente”. “De forma lúdica, trabalhamos para que todos fiquem atentos aos sinais que antecedem um ato de suicídio e sejam sensíveis a essa causa. Pequenas atitudes podem ajudar a salvar vidas”, enfatiza a técnica de enfermagem do trabalho, Cláudia Gomides.

Crônicas especiais da assistente de estação, Vanessa Barros, também vão ilustrar banners e quadros de aviso instalados em diferentes espaços internos, bem como nas estações, a fim de sensibilizar passageiros. “Em tempos de pandemia e de incertezas, é importante abraçar ações que promovam o bem-estar para si e para o outro. Que este momento crítico sirva de aprendizado para seguirmos com um olhar mais humano, mais generoso e solidário. Podemos escolher sair dessa experiência como pessoas melhores, mais evoluídas e mais atentas ao próximo”, enfatiza Vanessa.

Literatura para a alma: O GREDEM abriu nesta quinta-feira (16/9) inscrições para o sorteio de cerca de 50 livros destinados aos seus associados, com publicações que abordam temas como depressão, felicidade e qualidade de vida. “Entre todas as ações que o Grêmio tem promovido, acredito que a leitura e o conhecimento têm papel fundamental na conscientização dos nossos associados.  Anseio por uma boa adesão ao sorteio desses títulos, que têm muito a acrescentar à vida de todos e correlação direta com o nosso crescimento para a vida em sociedade”, afirma o assistente operacional de segurança e 1º secretário do conselho deliberativo do Grêmio, Matheus Moura. Para concorrer ao sorteio acesse o link: https://forms.gle/fytqaYyccP1q13u59 e participe!