trem-anima

 

2363A CBTU Belo Horizonte está investindo mais de R$ 1,5 milhão na modernização da subestação “C”, instalada entre as estações Eldorado e Cidade Industrial. Um novo transformador de tensão, de 138 kV, é a mais recente aquisição da Companhia para o local. O equipamento vai operar na conversão de energia de alta tensão de 138kV, corrente alternada, recebida da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig), para 3kV, corrente contínua, ideal para a alimentação de trens no sistema metroviário. 

A Coordenação de Sistema Elétrico (COELI) foi responsável pela especificação e elaboração do processo de aquisição do novo equipamento, que foi fabricado pela Data Engenharia. “O empenho da Superintendência foi essencial para garantir a compra e a instalação desse transformador, que é tido como uma peça vital para as operações da CBTU-BH, já que ele permite à Gerência de Operação o restabelecimento do Grupo 2 da subestação “C”, aumentando a confiabilidade e a disponibilidade do sistema elétrico de alimentação da rede aérea”, explica o coordenador de Sistemas Elétricos, Joemy do Carmo.

Subestações: Atualmente, o sistema elétrico da CBTU-BH é composto por quatro subestações, alimentadas por duas linhas independentes da concessionária CEMIG, localizadas em pontos estratégicos da via. O sistema opera com uma subestação em cada extremidade do trecho e duas intermediárias. Para o gerente de Manutenção, Francisco Lopes, “a instalação do novo transformador é vital da segurança para a Operação, uma vez que traz maior confiabilidade para o sistema, como um todo”.  

A fabricação do transformador ficou a cargo da Data Engenharia Ltda e foi iniciada em fevereiro de 2020. O atual equipamento vai substituir um antigo transformador, danificado após a ocorrência de curto circuito registrado no local.