trem-anima

 

 

Os ferroviários vão vestir rosa na próxima segunda feira, 19, como forma de incentivar o autoexame da mama, dentro das atividades do Outubro Rosa. De acordo com a organização da ação, vestir rosa foi a forma que os empregados da CBTU João Pessoa encontraram para lembrar a todas as mulheres, e também aos homens, da necessidade de fazer o exame para prevenir o câncer da mama. Até o final do mês outras ações serão desenvolvidas na Companhia.

            O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que para cada ano do biênio 2020/2021 sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Na Paraíba, estima-se 1.120 novos casos de câncer de mama para esse mesmo período, sendo 360 com ocorrência em João Pessoa. Já sobre o câncer de colo de útero, estima-se 290 novos casos para o estado e 60 novos casos para a capital.

A detecção precoce reduz a mortalidade por câncer de mama, por meio do exame clínico anual, a partir dos 40 anos e da mamografia, no máximo, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos. Uma das ações da Atenção Básica dos municípios é destinada ao cadastro e identificação das mulheres, a partir dos 40 anos, para desenvolver ações de promoção, prevenção, rastreamento/detecção precoce e cuidados.

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), órgão do Governo do Estado que é referência na detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, dispõe de profissionais qualificados para os procedimentos de diagnósticos. Aliado a isso, conta com laboratórios de citologia e patologia que auxiliam no diagnóstico. O CEDC está localizado na Avenida Duarte da Silveira, nº 590, centro, em João Pessoa.

Paulo Barreto

Superintendente da CBTU

Outubro Rosa para site

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!