trem-anima

 

Os ferroviários vão vestir rosa na próxima segunda feira, 19, como forma de incentivar o autoexame da mama, dentro das atividades do Outubro Rosa. De acordo com a organização da ação, vestir rosa foi a forma que os empregados da CBTU João Pessoa encontraram para lembrar a todas as mulheres, e também aos homens, da necessidade de fazer o exame para prevenir o câncer da mama. Até o final do mês outras ações serão desenvolvidas na Companhia.

            O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que para cada ano do biênio 2020/2021 sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Na Paraíba, estima-se 1.120 novos casos de câncer de mama para esse mesmo período, sendo 360 com ocorrência em João Pessoa. Já sobre o câncer de colo de útero, estima-se 290 novos casos para o estado e 60 novos casos para a capital.

A detecção precoce reduz a mortalidade por câncer de mama, por meio do exame clínico anual, a partir dos 40 anos e da mamografia, no máximo, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos. Uma das ações da Atenção Básica dos municípios é destinada ao cadastro e identificação das mulheres, a partir dos 40 anos, para desenvolver ações de promoção, prevenção, rastreamento/detecção precoce e cuidados.

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), órgão do Governo do Estado que é referência na detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, dispõe de profissionais qualificados para os procedimentos de diagnósticos. Aliado a isso, conta com laboratórios de citologia e patologia que auxiliam no diagnóstico. O CEDC está localizado na Avenida Duarte da Silveira, nº 590, centro, em João Pessoa.

Paulo Barreto

Superintendente da CBTU

Outubro Rosa para site