trem-anima

 

2437Visando preservar a saúde e segurança dos empregados, a CBTU-BH disponibiliza mais de 1580 testes para detecção da covid-19 para profissionais que realizam atividades em trabalho presencial ou em regime de revezamento. A previsão é de que sejam realizados 316 testes por dia, de 25 a 29 de janeiro. A realização do teste não é obrigatória e os participantes devem assinar termo autorizando ou não a coleta do material. 

O superintendente Miguel Marques destacou que “a testagem em massa da força de trabalho é mais uma medida de cuidado essencial implementada pela Companhia, em benefício de todos os colaboradores, bem como da população, de modo extensivo”.

Tipos de testes: A CBTU disponibilizará dois tipos de testes para diagnóstico da covid-19. Um deles é o de Sorologia (imunobiológico), que efetua a pesquisa de anticorpos do tipo IgG e IgM, através de testes rápidos. O outro é o RT-PCR (biologia molecular), capaz de detectar a presença de material genético do vírus através de coleta da secreção respiratória.

O médico do trabalho Dr. Ronaldo Lamaciê destaca que a testagem será fundamental para detectar casos assintomáticos e para orientar outras medidas de prevenção mais acuradas. “Empregados que apresentarem sintomas serão previamente afastados e encaminhados para uma testagem externa à empresa, permitindo a identificação rápida e o acompanhamento mais apurado de casos e ajudando a minimizar possibilidades de contágio”. 

A testagem sorológica compõe a primeira parte do exame. Empregados que apresentem resultado IgM positivo serão encaminhados pela Saúde ocupacional para a testagem RT-PCR Molecular. Se confirmada a presença do vírus o empregado será imediatamente afastado.

Para evitar aglomerações, os testes serão previamente agendados e cada gestor deverá preencher a planilha para o agendamento específico dos empregados de sua área. 

Confira abaixo o cronograma com as datas, locais e horários de testagem:

2437a
Vale ressaltar que a interrupção do funcionamento do metrô das 11h30 às 15h30 não afetará a realização dos testes nas estações durante os horários definidos acima. O cronograma pode sofrer alterações caso seja necessário.