trem-anima

 

2530Começou nesta quinta-feira (10), em Belo Horizonte, a vacinação dos metroviários contra a Covid-19. A aplicação do imunizante ocorre em postos fixos e móveis das 7h30 às 16h30 e nos postos drive-thru das 8h às 16h30.

O superintendente da CBTU-BH, Miguel Marques, destacou que “a vacinação dos trabalhadores do Metrô de BH é uma importante conquista para a categoria, que vem trabalhando desde o início da pandemia para oferecer serviços essenciais de mobilidade à toda população.”

Uma das empregadas vacinadas contra a Covid-19 foi a coordenadora de Desenvolvimento em RH, Paula Assis, que fez questão de celebrar a imunização como um evento memorável. “A data de 10 de junho de 2021 será marcada como um dia de grande importância na história da CBTU-BH. Essa conquista é extremamente relevante para os metroviários, pois ela representa a viabilidade da vacinação como um direito social amplo”.

Desde Janeiro de 2021, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) solicitou a todos os estados e municípios onde os sistemas sobre trilhos operam a inclusão dos profissionais do setor na priorização da vacinação. Segundo a diretora executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi é fundamental que todos os trabalhadores sejam imunizados para que possam atuar com segurança no atendimento aos cidadãos brasileiros. “O setor metroferroviário agradece a sensibilidade dos Estados e Municípios que já iniciaram a imunização das equipes de atendimento do transporte público sobre trilhos e espera que os demais governantes tenham essa mesma iniciativa”, ressalta a executiva.

Comprovação de vínculo:  para comprovar o vínculo com a CBTU, o empregado deve levar: comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses ou outros documentos como: carteira de Trabalho, contrato de trabalho com especificação da função ou Declaração de vinculação ativa emitida pela CBTU. No momento da vacinação, o empregado deve apresentar identidade ou CPF e não pode ter recebido vacina contra a Covid-19 e nem qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; também não pode ter tido Covid-19, com início de sintomas nos últimos 30 dias. Os locais de vacinação podem ser consultados no site:  https://prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19.

Cuidado permanente: Vale lembrar que mesmo com a aplicação da primeira dose da vacina é preciso continuar praticando medidas de segurança, como utilizar máscara, adotar o distanciamento social, evitar aglomerações, higienizar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel. Além disso, deve-se ficar atento à data da aplicação da segunda dose a fim de garantir a eficácia do imunizante.