trem-anima

 

 

A CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió vai sediar a exposição O Sol Nasce Para Todos, do artista alagoano Jasson Gonçalves, com curadoria de Renan Quevedo, e  realização do Museu Théo Brandão, da UFAL - Universidade Federal de Alagoas. O evento ocorrerá entre os dias 02 de dezembro de 2021 até 02 de fevereiro de 2022, na sede da Estação Central da CBTU. Na abertura, haverá a entrega do Prêmio Gustavo Leite, que na 14ª edição homenageia o artista popular, o qual ganhou como reconhecimento também as suas obras expostas na estação, considerada patrimônio cultural e arquitetônico.

 

200821c 

Projeto arquitetônico para a Exposição “O Sol Nasce Para Todos”

 

O local foi escolhido justamente pela riqueza arquitetônica e por ser caminho de muitas pessoas que se deslocam utilizando o trem como transporte, o que permitirá que um grande número de usuários possa prestigiar a exposição e conhecer a história do artesão popular e as belezas de suas obras. A exposição será gratuita e aberta ao público. 

 

 200821b

Mestre Jasson será o grande homenageado

 

A equipe técnica do Museu Théo Brandão apresentou na reunião desta quinta-feira, 19, com o superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge, os detalhes da ambientação que privilegia um universo de cores em contraste com o rústico das madeiras que Jasson usa 

em suas peças, famosas mundo afora.  Estiveram presentes, o diretor geral do Museu, Victor Sarmento, e a arquiteta da UFAL, Cynthia Fortes. 

 

 200821a

Victor Sarmento, Carlos Jorge e Cynthia Fortes confirmam os últimos detalhes para a exposição

 

Mestre Jasson mora numa região que margeia o Rio São Francisco, onde produz esculturas em madeira. Seu trabalho é rico em regionalidade, desde o material usado aos objetos que retrata. Uma obra que chama atenção pela originalidade, delicadeza, beleza, rusticidade e a presença da cultura alagoana.  Foi por meio do Novos para Nós, que Jasson foi escolhido. O projeto faz um mapeamento no Brasil em busca de artistas populares, e é um dos realizadores da exposição. 

 

Maceió, 20 de agosto de 2021.

 

Ana Cristina de Moraes Sampaio

Assessoria de Comunicação

 

COMAK - CBTU/STU-MAC   

BettingRating.in is Best Online Casinos list at India!