trem-anima

 

2592aA CBTU Belo Horizonte e o Grêmio Recreativo e Cultural dos Empregados da CBTU/STU-BH, com apoio da Unimed-BH, promovem a palestra online “Saúde Mental: Depressão, autolesão e suicídio” nesta quinta (9), às 15h. 

O evento será ministrado pela psicóloga Jéssica Karoline Duarte e tem como objetivo conscientizar todos da importância de cuidar da saúde mental. O encontro acontecerá pela plataforma Google Meet, com duração de 50 minutos. Para assistir, os interessados devem acessar o link https://meet.google.com/fws-xrcx-toi.

Para a técnica de enfermagem do trabalho, Cláudia Gomides Soares, a campanha do Setembro Amarelo tem o intuito de prevenir mortes que podem ser evitadas. “A quantidade de vidas perdidas por suicídio ultrapassa o número de vítimas de AIDS e de alguns tipos de câncer. Ou seja, tornou-se alvo de preocupação de saúde pública por comprometer tantas pessoas, independente da idade ou classe social”. Cláudia ainda ressalta que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídios poderiam ser evitados. “O assunto deve ser amplamente debatido para que o maior número de pessoas seja alcançado”, declara.

Se precisar, peça ajuda: O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza atendimentos de apoio emocional e de prevenção do suicídio pelo telefone 188. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia. Além do telefone, o contato também pode ser feito por e-mail (setembroamarelo@cvv.org.br) ou pelo site (https://www.cvv.org.br/).