trem-anima

 

2593aA CBTU Belo Horizonte lança a campanha Setembro Amarelo de 2021 em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro. A iniciativa é uma parceria da Companhia com a Saúde Ocupacional e a CIPA e envolve a distribuição de cartazes com a seguinte mensagem: “Uma conversa ou um estender de mãos pode salvar muitas vidas!”. A campanha será veiculada nas redes sociais, no site da Empresa e também nos prédios administrativos, estações e pátios de manutenção.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que acontece desde 2015, idealizada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A depressão não é um comportamento isolado, ela aborda diversos fatores: biológicos, genéticos, psicológicos, sociológicos, culturais e ambientais. É importante estar alerta a sinais como mudança de comportamento, isolamento, oscilação de humor e falta de vontade de viver.

Ação “Help” na Estação Central: nesta segunda-feira (13), de 08h às 12h, o Projeto Help irá realizar na estação central uma intervenção que contará com o “cantinho do desabafo”, um espaço reservado para quem quiser conversar e desabafar com os voluntários. A ação também trará a caixinha da superação, repleta de cartas escritas a mão com mensagens positivas.

Se precisar, peça ajuda: o atendimento da central de apoio emocional e prevenção do suicídio do CVV é 24h e completamente gratuito para pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Disque 188 ou acesse o site https://www.cvv.org.br/.