trem-anima

 

2643No último sábado (20), 10 jovens aprendizes realizaram uma visita técnica ao Centro de Controle Operacional (CCO) da CBTU-BH. Os estudantes, com idade entre 18 e 22 anos, são empregados da VLI Multimodal S.A e alunos do curso de Operação de Manobras Ferroviárias do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Os estudantes foram recebidos pelo gerente de planejamento e controle operacional da CBTU-BH, Anderson Nunes, que apresentou toda a logística de monitoramento da circulação de trens, além da interface da comunicação com as estações e os maquinistas, e o planejamento de energização do sistema para a operação e atividades de manutenção. “As visitas dos alunos são muito importantes à medida que fortalecem a parceria entre a CBTU-BH e o Senai. Além disso, há uma troca grande de conhecimentos, já que alunos e professores têm sempre algo a acrescentar, o que,  para mim, é gratificante”, conta Nunes. 

Segundo o instrutor do Senai, Cledson Motta, a visita técnica foi muito importante para os alunos. “É uma oportunidade para que eles conheçam o sistema de monitoramento e licenciamento das composições ferroviárias da CBTU. Os estudantes ainda presenciaram a constante vigilância e segurança da operação no metrô de Belo Horizonte” ressaltou o professor. 

A jovem aprendiz, Beatriz Hess, confirmou sua expectativa profissional. “Acabei me descobrindo nessa visita e me apaixonando ainda mais pelas ferrovias”. Já a aluna, Ana Torres Monteiro, agradeceu a oportunidade da visita. “Em breve, colocarei em prática todos esses conhecimentos no Centro de Controle da VLI”, afirma. 

A VLI Multimodal S.A.: é uma empresa de logística do Brasil que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A. e Ferrovia Norte-Sul S.A.