trem-anima

 

6 22A CBTU Belo Horizonte adquiriu recentemente uma impressora 3D para auxiliar nas demandas da Coordenação Operacional de Oficina Eletrônica (COOEL) e de outras áreas da manutenção, proporcionando agilidade e economia para a Empresa.

Segundo o coordenador operacional, Edmar Bertolini, com a impressora, os funcionários podem construir várias peças necessárias para o setor. “Temos mão de obra com conhecimento para fabricar muitos componentes que utilizamos nas nossas máquinas”, diz o coordenador. Edmar afirma ainda que, com o novo equipamento, é possível atender a várias demandas da Companhia, “Esse tipo de impressora pode produzir peças variadas com diversos filamentos, como ABS, Nylon, entre outros”.

Tecnologia inovadora: A impressão 3D permite criar um objeto físico com rapidez e precisão a partir de um modelo digital no computador. Criando essa representação tridimensional, basta enviar o molde digital ao software da impressora 3D, definindo as dimensões e detalhes de texturas. Após o envio, o desenho é fatiado em várias camadas de impressão, até que se forme por completo. Para Bertolini, a impressora 3D será a solução para muitas demandas do setor. “Teremos, em breve, um treinamento contratual de aquisição, no qual os empregados poderão aprimorar os conhecimentos sobre o equipamento. Entretanto, já estamos produzindo algumas peças para o projeto de modernização do circuito de ar condicionado dos locais técnicos”, conta.