trem-anima

 

9 22A CBTU-BH é parceira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na divulgação do Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Recenseador do Censo 2022. São cerca de 180 mil vagas, em caráter temporário, e todos os municípios do país, sendo mais de 2mil vagas para Belo Horizonte e 571 vagas para Contagem. 

O trabalho do Recenseador consiste em realizar entrevistas com moradores de uma determinada área. Para concorrer, o candidato deve ter o ensino fundamental completo. “Trabalhar no Censo significa contribuir com a construção do retrato do país, motivo de orgulho para os servidores do IBGE e para todos que trabalharem nessa operação”, afirma a coordenadora censitária de subárea, Carolina Rezende Sales.

O Censo 2022: o Censo Demográfico é uma pesquisa realizada a cada 10 anos para verificar o número de habitantes e a situação de vida da população. No Censo 2022, o IBGE visa percorrer cerca de 70 milhões de domicílios brasileiros e 5.568 municípios, além do distrito estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal. A pesquisa vai mostrar a distribuição territorial populacional brasileira e a evolução de seu quantitativo ao longo do tempo. Os dados coletados no Censo podem ser utilizados para definir políticas públicas, já que respondem como são os brasileiros, quantos são e como vivem. 

Edital: As inscrições seguem até o dia 21 de janeiro e a data prevista da prova é 10 de abril de 2022.  Mais informações sobre o Processo Seletivo Simplificado para o IBGE podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail ibgepss21@fgv.br. Acesse o site para ler o edital: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/10.