trem-anima

 

12 22Técnicos industriais de diversas áreas da Companhia realizaram, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o treinamento “Operação e Rebocamento Locotrator VF11”, promovido pela Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos em parceria com a Coordenação de Revisão de Trens. As aulas tiveram carga horária de 24h, entre teoria e prática, e foram ministradas para 16 empregados, divididos em três turmas. 

A capacitação formou novos operadores de veículos ferroviários, além de reciclar o conhecimento de funcionários que já exerciam a função, já que abordou mudanças nos procedimentos de acoplamento de locotratores aos trens, necessárias devido à modernização do sistema de freios dos metrôs de Belo Horizonte.  

Os técnicos industriais em eletrotécnica, Kelvin Soares e Guilherme Vivas, foram os instrutores da capacitação. “O treinamento foi de grande importância para as áreas envolvidas, pois tínhamos apenas quatro operadores, o que dificultava a programação de algumas manutenções. Com as aulas, atualizamos os procedimentos de segurança ao mesmo tempo em que formamos novos profissionais para a função”, explicou Kelvin Soares. “Após as aulas teóricas, a prática foi essencial para tirar dúvidas e fixar os procedimentos de realização de manobras nos trens”, acrescentou o técnico industrial em mecânica, Jhonny Vieira.

O locotrator: é um veículo ferroviário trator que pode percorrer trilhos, além de outras superfícies. A máquina é acoplada aos trens, tornando possível a realização de manobras de vagões em desvios ferroviários.